O Instagram é uma das redes sociais mais rentáveis do mundo. E as celebridades sabem disso. Muitos instagrammers estão embolsando quantidades astronômicas por posts publicitários (ou postos patrocinados) – ou seja, em que colocam fotos e vídeos promovendo produtos.
Hopper HQ, um aplicativo para programar publicações nas redes sociais, publicou ontem (6) a Instagram Rich List (Lista dos Ricos do Instagram), um ranking no qual ele explica quem são as pessoas que ganham mais dinheiro através da rede.
“O Instagram é uma ferramenta de marketing incrivelmente eficaz para as marcas”, disse Mike Bandar, cofundador da Hopper HQ.
Veja quem são esses milionários do Instagram:
1. Selena Gómez: 123 milhões de seguidores — US$ 550 mil (R$ 1,8 milhões) por publicação
//www.instagram.com/p/BVqbIycARyM/
Aos 24 anos, a cantora americana não apenas se tornou uma estrela midiática como também é a pessoa com mais seguidores na rede social – alguns poucos milhões a mais do que a população do México.
A “rainha do Instagram”, como muitos a chamam, vive sob o olhar do público desde criança. Ela apareceu nas telas pela primeira vez aos 7 anos de idade em “Barney e Seus Amigos”, mas sua fama chegou com a série da Disney “Os Feiticeiros de Waverly Place”, três vezes ganhadora de um prêmio Emmy nos Estados Unidos. Pouco depois, começou sua carreira na música, ainda que tenha tentado outras áreas, como o cinema.
O Instagram lhe serve para impulsionar seus projetos, promover sua imagem pessoal e profissional e fazer propaganda de seus trabalhos musicais e cinematográficos.
2. Kim Kardashian: 101 milhões de seguidores — US$500 mil (R$ 1,64 milhões) por publicação
//www.instagram.com/p/BWN6_xjFWIJ/
Kim Kardashian é uma das celebridades midiáticas mais “instagramadas” dos últimos tempos.
Segundo dados da revista Forbes correspondentes a 2016, a estrela ganhou mais de US$ 50 milhões (R$164 milhões) no ano passado somente através das redes Twitter, Facebook e Instagram.
Kim Kardashian se move como peixe na água no universo dos posts patrocinados, que sempre são identificados com a hashtag #ad (anúncio, em inglês), uma obrigação imposta pelas regras do Instragram – mas que nem todos respeitam.
Conhecida pelo reality show de sua família e basicamente famosa por ser megafamosa, ela vende sua imagem para vários produtos de beleza: desde maquiagem – ela tem a sua própria linha de beleza – até vitaminas e produtos de emagrecimento.
3. Cristiano Ronaldo: 105 milhões de seguidores — US$ 400 mil (R$ 1,3 milhões) por publicação
//www.instagram.com/p/BVz_QVtlPae/
A conta de Instagram do famoso jogador português do Real Madrid Cristiano Ronaldo está cheia de fotos sem camisa, mas também de imagens de família (com seus novos bebês gêmeos), momentos futebolísticos e, como não, anúncios patrocinados.
Os produtos que ele promove no Instagram não são baratos: smartphones de última linha, hotéis de luxo, jogos da FIFA e da EA Sports (protagonizados por ele mesmo), a coleção de chuteiras Nike que leva seu nome, entre outros.
4. Kylie Jenner: 95,6 milhões de seguidores — US$ 400 mil (R$ 1,3 milhões) por publicação
//www.instagram.com/p/BV3GtjDlxeZ/
A mais jovem do clã Kardashian também figura entre os cinco primeiros da lista da Hopper HQ dos mais ricos do Instagram.
Sua conta na rede social é um catálogo de fotos de moda e produtos de maquiagem em que ela, é claro, é a protagonista.
A designer, que tem sua própria linha de cosméticos e de óculos de sol, causa furor nas redes sociais com imagems que muitas vezes borram a linha entre o sugestivo e o estravagante.
5. Kendall Jenner: 81,7 milhões de seguidores — US$ 370 mil (R$1,16 milhões) por publicação
//www.instagram.com/p/BUw05XIDCzT/
Kendall Jenner, outra irmã Kardashian, completa o top 5 do ranking.
A modelo e estrela televisiva, que recentemente foi muito criticada por sua magrez extrema, também foi o foco de críticas em um comercial da Pepsi que muitos consideraram uma chacota do movimento Black Lives Matter.
Junto com sua irmã Kylie, ela criou uma controversa linha de camisetas “vintage” que trazia seus rostos sobrepostos com os de estrelas da música.
Em seu Instagram, há anúncios da Adidas, marcas de relógios e de revistas e marcas de moda.
6. Khloe Kardashian: 68,3 milhões de seguidores — US$ 250 mil (R$ 822 mil) por publicação
//www.instagram.com/p/BVQKntbFiH2/
A Kardashian loira de 33 anos usa seu Instagram para dar conselhos para ficar em forma e ter um corpo saudável.
Em seu Instagram, ela faz propaganda principalmente de produtos de dieta, vitaminas para o cabelo, marcas de calças jeans, aplicativos e, é claro, cosméticos.
7. Kourtney Kardashian: 58,1 milhões de seguidores — US$ 250 mil (R$ 822 mil) por publicação
//www.instagram.com/p/BVnolIqDSST/
A primogênita dos Kardashian não poderia estar fora dessa lista.
A modelo, empresária e personalidade da televisão tem alguns seguidores a menos no Instagram que suas irmãs, mas seus posts também valem centenas de milhares de dólares. A Adidas é um de seus clientes.
8. Cara Delevingne: 40,4 milhões de seguidores — US$ 150 mil (R$ 493 mil) por publicação
//www.instagram.com/p/BV98288Fvju/
Com seus mais de 40 milhões de seguidores, a atriz e modelo britânica de 24 anos Cara Delevigne se tornou uma das musas mais populares da rede.
Ela usa sua conta no Instagram para promover seu trabalho, inclusive anúncios publicitários com sua imagem, mas também para passar mensagens, como o controverso desafio ao Estado Islâmico que publicou por causa dos últimos ataques em Londres, sua cidade natal.
9. Gigi Hadid: 34,9 milhões de seguidores — US$ 120 mil (R$ 394 mil) por publicação
//www.instagram.com/p/BVGAK09gs5u/
A modelo americana de origem palestino-holandesa Jelena Noura Hadid, mais conhecida como Gigi Hadid, sabe usar sua imagem no Instagram, no qual frequentemente é patrocinada por revistas de moda como Vogue e a marca de tênis Reebok.
10. Lebron James: 30,7 milhões de seguidores — US$ 120 mil (R$ 394 mil) por publicação
//www.instagram.com/p/BQRv0xvFXMJ/
Em último lugar da lista está o jogador americano de basquete Lebron James, dos Cleveland Cavaliers da NBA.
Cada publicação sua custa R$ 394 mil.
Ele publica fotos de suas partidas, mas também de tênis Nike e trabalhos de rap que muitas vezes não são identificados como propaganda – como aconselha a rede social.
Fonte: BBC Brasil
Foto: Reprodução