Resfriado, bronquiolite, crise de asma, sinusite, rinite são as doenças mais comuns nesta época do ano. Quem tem filho pequeno, sofre aos ver as crianças apresentando problemas respiratórios.
Segundo a médica pediatra, Mirian Valente, o clima seco pode provocar uma diminuição das secreções provocando o ressecamento das mucosas da boca, do nariz e dos olhos causando sintomas de ardência além de provocar o agravamento de doenças respiratórias e desencadear processos alérgicos.
“A tosse é um sintoma bem comum dessas doenças, por isso recomendamos o aumento da ingestão de líquidos e a lavagem nasal com soro fisiológico, além de evitar ambientes fechados e aglomerados”, explica.
Receita da vovó
Algumas famílias recorrem às receitas caseiras. Já ouviu falar em colocar cebola ao lado da cama da criança com tosse? Fizemos a pergunta a especialista. “A cebola é considerada um “descongestionante” natural e pode “limpar” o ambiente. Mas não existe nenhuma comprovação científica. É uma prática caseira e popular”, comenta.
O bom mesmo é neste período deixar a casa limpa, passando um pano úmido no chão, nos móveis para evitar o acúmulo de poeiras, sugere a médica. E na hora de dormir, quem não tem o aparelho umidificador pode improvisar. “Vale colocar balde de água (longe do alcance da criança) para melhorar a umidade do ar”, orienta Mirian Valente. “Outra dica é evitar atividades ao ar livre entre 10 e 16 horas quando o tempo está mais quente e o ar mais seco”, complementa.
“A lavagem das mãos e o uso do álcool gel diminuem bastante a transmissão das doenças e não podem ser esquecidos”, alerta a médica.