A argila faz parte de tratamentos estéticos e medicinais graças as suas propriedades que regeneram, cicatrizam e tratam a pele.
Em máscaras faciais ou espessas camadas pelo corpo, tratamentos com argila também são conhecidos como Argiloterapia ou Geoterapia e ajudam a eliminar as toxinas, além de regenerar e acalmar a pele. Tudo isso devido à rica composição da argila, que possui elementos como magnésio, zinco, ferro, cobre e titânio.Tipos de argila e benefícios
Argila verde – é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza.
Argila branca – é recomendada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são: clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, ação suavizante e cicatrizante.
Argila vermelha – é indicada para peles mais sensíveis e rosadas. Tem grande capacidade de absorver oleosidade e renovar a estrutura das células, deixando o rosto, corpo e até os cabelos mais bonitos e saudáveis.
Argila rosa – é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.
Argila cinza – é usada em peles oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.
Argila preta – é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. Tem ação anti-inflamatória, antiartrítica, absorvente e antiestresse. É um excelente agente rejuvenescedor.
Argila dourada ou amarela – é rica em silício; tem ação tonificante é indicada para peles maduras e cansadas.
Argila marrom– é uma argila rara devida sua pureza. Eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor do tecido.
Fonte: A Revista da Mulher
Foto: Reprodução