PUBLICIDADE

casa & decoração

Concreto e o estilo industrial, formas geométricas para um ar mais moderno, pedras, tijolos e madeiras de demolição em decorações com toques de rusticidade: confira o que já se destacou em 2016 e vai continuar a ser tendência este ano.

Para você começar seu 2017 inspirado, listamos a seguir as principais tendências em revestimentos na decoração, confira:

Concreto e cimento

Eles vêm conquistando cada vez mais espaço no universo da decoração, em acabamentos de paredes e pisos, móveis e peças variadas. Ester Isfer, proprietária da Guaraúna, especializada na venda de revestimentos cimentícios e madeiras de demolição, esteve na Europa no final de 2016 para acompanhar tendências em decoração, arquitetura e paisagismo. Lá visitou mostras como o Salon Déco de La Rochele (França) e lugares com projetos inovadores, como o Zoku Amsterdam Hotel, em Amsterdã (Holanda).

Segundo a empresária, o cimento está em destaque inclusive como solução urbana no mobiliário de áreas públicas. “O cimento despontou como tendência, seja em móveis, objetos de decoração e revestimentos para paredes e pisos”, aponta. As vantagens são que o material é resistente, em geral tem fácil aplicação e alta durabilidade.

Tijolos a vista

O estilo industrial moderno continua em alta e, além do cimento e concreto, os tijolos aparentes, ou tijolos de demolição devem ganhar ainda mais paredes, trazendo mais aconchego e charme aos ambientes. Uma opção cada vez mais usada, pela facilidade na aplicação e acabamento, são os briques. Feitos de concreto, não deixam nada a desejar na aparência se comparados aos tradicionais tijolos de cerâmica.

A diferença é que as peças têm em média um terço da espessura, por isso são mais leves e fáceis e instalar, conforme o proprietário da Passeio Revestimentos, Ricardo Chamelete Gonçalves. “Além disso, os briques já vêm impermeabilizados de fábrica e é também são uma opção mais sustentável, pois não é necessária a queima das peças durante a fabricação, gerando menos CO²”, acrescenta. O Grupo Passeio criou cerca de 40 moldes diferentes para as peças, com opções de cores em tons claros e mais escuros, além dos tradicionais tons terrosos.

Madeira de demolição

Madeira traz conforto e aconchego a qualquer ambiente e os elementos naturais prometem ser uma das maiores inspirações para 2017. E a madeira de demolição tem como diferenciais, além da história que carrega, o estilo natural e mais sustentável.

No chão, em móveis ou nas paredes, o design personalizado e o aspecto rústico proporcionam um acabamento único para cada peça, conforme a exposição que ela sofreu ao tempo, entre outros fatores, como explica Ester Isfer, proprietária da Guaraúna. As peças são cortadas e tratadas conforme a demanda, sob encomenda, e precisam receber a manutenção correta ao logo do tempo.

Revestimentos 3D

Eles trazem mais personalidade e sofisticação à decoração, fazendo com que os ambientes ganhem novas texturas e sensações. Espaços pequenos, por exemplo, podem ganhar volumes e estilo, sem comprometer a circulação, entre tantas outras possibilidades.

A tendência cresce também pela facilidade de aplicação e durabilidade dos produtos, com grande variedade de materiais, formas e tamanhos, com destaque para os formatos geométricos. Gesso, dry wall ou madeira podem receber o revestimento, que pode ser instalado também em áreas externas e úmidas, bem como em churrasqueiras e lareiras.