Por: Sylvia de Castro
Colaboração: Amaro Leandro
Agosto está sendo um mês de muitas comemorações apesar da pandemia. A festa continua, de um jeito novo, mas continua. Se faltaram abraços, sobrou animação. Se faltaram beijos, sobraram máscaras. Se faltou proximidade, sobrou carinho. Que bom que a vida, aos poucos, vai voltando a seu normal. Mesmo que seja um novo normal.
O Copacabana Palace, ícone do Rio e do Brasil, fez 97 anos reabrindo suas portas. A festa começou segunda-feira, com live acompanhada por agentes de viagem do mundo inteiro, em um evento que o grupo Belmond promove todos os anos em Las Vegas, o Virtuoso.
Neste ano, mudou seu formato por causa da pandemia. O Copa foi o último do grupo de hotéis a se apresentar, mas botou pra quebrar, com muito samba dos bons. Andréa Natal abriu pedindo um minuto de silêncio em respeito ao sofrimento no Brasil e no Mundo. Depois, soltou a voz cantando Garota de Ipanema acompanhada ao piano pelo maestro dos Cantores do Bem. Para terminar, Bete Floris se apresentou com o Balanço zona Sul, dançando a Aquarela do Brasil de Carmen Miranda dourada. Ganhou bolo e parabéns pelo seu aniversário.
Pensamento coletivo
O Coletivo Carandaí 25, que nasceu na casa da empresária Tatiana Accioli em 2013, na rua que dá nome ao evento, no Jardim Botânico, com o objetivo de dar visibilidade a pequenos produtores que acreditam na força da coletividade, em maio de 2018 teve sua primeira experiência em Paris. No primeiro semestre de 2019, levou seu formato original a São Paulo.
Agora, a plataforma que conta ainda com lojas pop ups em shoppings, se adaptando aos novos tempos, lançou segunda seu marketplace, inaugurado com um evento 100% digital para durar cinco dias. A experiência online reproduz o clima dos eventos que viraram parte do calendário oficial do Rio.
A estrutura, desta vez, foi montada na Casa Firjan, com apoio da Firjan e do sistema AjoRio. São setenta novas marcas, sendo 50 de moda autoral, e palco para shows que estão acontecendo todos os dias no início da noite e personal stylists para ajudar os clientes com as compras. Tudo exatamente como nas edições anteriores, com transmissão em tempo real nas mídias sociais do coletivo (Instagram @carandai25) e em um link no site da plataforma (www.carandai25.com.br).
Exposição
Exposição online no Facebook da artista niteroiense Lu Valença, com seu estilo único, influenciado pelo Surrealismo, Art Nouveau e Futurismo, com tema recorrente -a mulher -, fechou com chave de ouro o ciclo de expos promovida pelos Embaixadores do Rio.
Em dezembro de 2017, Lu foi convidada pelo artista plástico francês e também Embaixador do Turismo no Rio, Philippe Seigle, para ser curadora de arte do Hotel Sofitel Ipanema. Desde então, além das exposições mensais que promovia no Sofitel Ipanema, a curadora realizou exposições em outros espaços do Rio e Niterói, revelando o talento de muitos artistas.
No ano seguinte, criou o Coletivo Contemporâneos, que reúne 12 artistas atuantes no cenário carioca, mineiro e internacional, promovendo ocupações artísticas, marcadas pela diversidade de estilos e linguagens.
“Acredito na força dos coletivos e na importância da arte, principalmente em momentos como o que estamos enfrentando. Retomar as atividades do Contemporâneos foi um chamado natural para amenizar o peso da nossa realidade. Estamos com nossa galeria no Instagram, que é atualizada todos os dias e construindo nosso site. E nos organizando para uma exposição física pós-pandemia, que deve acontecer no final de 2021. Será um trabalho diferente do que estávamos habituados. A ideia é de pesquisa e cocriação”, diz Lu.
//www.instagram.com/contemporaneosgaleriadearte/
Estão voltando as flores…