O São Paulo Fashion Week reuniu nesta quarta-feira (10), no loft 25 do Farol Santander, um grupo de criativos, parceiros e influenciadores para anunciar o conceito e conteúdos de sua próxima edição. Apresentado pelo Banco Santander e Jeep, o SPFWN46, acontece de 21 a 26 de outubro. O evento se prepara para ocupar dois importantes territórios criativos na cidade de São Paulo: o Farol Santander, no centro, e o espaço ARCA, na zona oeste, inaugurando um novo ciclo na história de 23 anos do calendário que consolidou e projetou a moda brasileira para o mundo.
O Farol é o ponto de partida dessa edição que trabalha com o conceito de Transposição e chega até o outro lado da cidade num antigo galpão industrial na Vila Leopoldina. “É a vontade de expandir fronteiras e ir além, ressignificar espaços a partir da criatividade alinhado à vocação de São Paulo para as novas economias, integrando e conectando a cidade com os grandes centros de inovação do mundo,” diz Paulo Borges, idealizador e diretor criativo do SPFW.
“Estamos num prédio ícone da década de 40, que carrega o legado de empreendedorismo da época e se mantém um marco da cidade”, comentou Marcos Madureira, vice-presidente executivo de comunicação, marketing, relações institucionais e sustentabilidade do Banco Santander. “O que nos levou a firmar esta parceria com o São Paulo Fashion Week foi justamente a crença que temos em comum no empreendedorismo e na criatividade, tão presentes na moda e fundamentais para o momento de transformação que estamos vivendo. Precisamos de pessoas que pensem diferente porque dessa diferença e do conflito vem a criatividade. A gente acredita no empreendedorismo criativo”, completa.
Antonio Filosa, presidente do Grupo FCA, também comentou a parceria de Jeep que, pela primeira vez, se associa ao São Paulo Fashion Week, e falou sobre a sinergia entre a cultura da marca e as reflexões que o São Paulo Fashion Week vem propondo. “Todos trabalhamos no exercício de ir além e queremos construir a história do futuro com nossos parceiros”, afirmou.
Ampliando a conversa que parte da criação de moda, a temporada apresenta a segunda edição do Projeto Estufa, uma iniciativa do SPFW para conectar movimentos que pensam, criam e testam modelos e processos de futuro. A cineasta e cenógrafa Daniela Thomas é a inspiradora do SPFWN46 e co-curadora junto com a artista Mari Nagem, da exposição do Projeto Estufa, que reúne 17 artistas contemporâneos.
Alguns trabalhos são desenvolvidos durante o período da mostra que conta com a participação de Aleta Valente; Anais Karenin; Cal Kielmanowick; Fernando Velazquez; Fred Pinto; Lina Lopes; Mari Nagem; Marina Kosovski; Renato Custódio; Álvaro + Oda; Mau Maker; Pedro Gallego; Renata Melo; Rochelle Costi; Rodrigo Moreira; Sara Não Tem Nome; e Simone Barros.
Além da exposição e desfiles de novas marcas, o Projeto traz uma agenda que inclui masterclasses, talks e feira de startups distribuídos nos dois espaços. É possível participar da programação adquirindo ingresso pelo site tudus.com.br.
“Esse multidisciplinarismo da moda é maravilhoso. O Projeto Estufa é mais uma oportunidade de tangibilizar essas ideias em obras que se situam nesse espaço da não fronteira e que fazem uma provocação sobre os caminhos da criação artística”, comentou Daniela durante o encontro no Farol Santander.
Em clima intimista, com espaço para trocas e conversas, estiveram presentes ícones da moda, criativos e empresários. Entre eles Costanza Pascolato, Gloria Kalil, os estilistas Patrícia Bonaldi e Amir Slama, o empresário Facundo Guerra, o DJ Zé Pedro, o fotógrafo Gustavo Zylbersztajn; Jackson Araújo, criativo à frente do projeto Trama Afetiva; Alan Adler, CEO da IMM; Iza Dezon, pesquisadora de tendências da Peclers Paris; Antonio Filosa, presidente da FCA e Marcos Madureira, vice-presidente executivo de comunicação, marketing, relações institucionais e sustentabilidade do Banco Santander, o criador da Chilli Beans, Caito Maia, Claudia Bocciardi e Ana Laura Sivieri da Brasken, só para citar alguns.
O novo momento do São Paulo Fashion Week concentra sua essência na força da mudança, convidando todos a sair da zona de conforto e experimentar novos tempos e espaços. O calendário de desfiles apresenta quatro estreias e sete novos designers integram este lineup dentro da programação do Projeto Estufa. A semana começa com desfile da marca Lilly Sarti no domingo, 21, no Farol Santander.
O São Paulo Fashion Week é realizado pela IMM MODA e pelo Instituto Nacional de Moda e Design – INMOD. SPFW N46 é apresentado por Banco Santander e Jeep. A edição tem patrocínio de Iguatemi, Braskem, Chilli Beans e parceria institucional do Sebrae e Prefeitura de São Paulo.
Banco Santander apresenta o Projeto Estufa com patrocínio de Jeep, C&A, Sou de Algodão e parceria institucional do Sebrae.
Assista aqui como foi o encontro: //vimeo.com/294663163
Confira na galeria de fotos abaixo quem passou pelo Farol Santander (crédito: Gabriel Capelleti/Agência Fotosite).
Calendário de desfiles SPFW N46
21 | DOMINGO | |
Lilly Sarti | 19h30 | |
22 | SEGUNDA-FEIRA | |
Osklen | 15h00 | |
Patricia Viera | 16h30 | |
Torinno | 17h30 | |
Modem | 19h00 | |
João Pimenta (fem) | 20h30 | |
23 | TERÇA-FEIRA | |
Reinaldo Lourenço | 13h00 | |
Aluf : Projeto Estufa | 14h30 | |
Lucas Leão : Projeto Estufa | 14h45 | |
PatBo | 16h00 | |
Top 5 | 17h30 | |
Amir Slama | 19h00 | |
Ronaldo Fraga | 20h30 | |
24 | – QUARTA-FEIRA | |
Gloria Coelho | 12h30 | |
Helena Pontes : Projeto Estufa | 14h30 | |
Ão : Projeto Estufa | 14h45 | |
Korshi 01 : Projeto Estufa | 15h00 | |
Beira | 16h30 | |
Lino Villaventura | 18h00 | |
Bobstore | 20h00 | |
25 | – QUINTA-FEIRA | |
Victor Hugo Mattos : Projeto Estufa | 14h30 | |
MiPinta : Projeto Estufa | 14h45 | |
Two Denim | 16h30 | |
Cotton Project | 18h00 | |
Apartamento 03 | 19h00 | |
Handred | 20h00 | |
26 | – SEXTA-FEIRA | |
Cacete Company | 15h30 | |
João Pimenta (masc) | 16h30 | |
Piet | 18h00 | |
Ratier | 19h00 | |
Água de Coco por Liana Thomaz | 20h30 |