A atriz Rogéria, de 74 anos, morreu na noite desta segunda-feira (4), após ser internada no hospital Unimed, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo o hospital, a artista estava internada na unidade desde 8 de agosto devido a um quadro de infecção urinária e foi vítima de choque séptico.
A morte de Rogéria foi inicialmente confirmada ao UOL pelo empresário dela, Alexandro Haddad, por telefone. Abalado, ele não quis dar mais informações e afirmou que está cuidando de detalhes burocráticos no hospital.
Rogéria já havia sido internada em julho em uma clínica particular em Laranjeiras, zona sul do Rio, depois de sentir fortes dores nas costas. A atriz realizou uma bateria de exames, que apontaram para uma infecção urinária. Ela foi deslocada para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e recebeu alta duas semanas depois.
O velório está sendo nesta terça no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, desde as 11h. Às 18h, o corpo segue para Cantagalo, na Região Serrana do Rio, onde será realizado o enterro, na quarta-feira.
“Travesti da família brasileira”
Nascida como Astolfo Barroso Pinto em 25 de maio de 1943, em Cantagalo, interior do Rio, Rogéria se autointitulava “travesti da família brasileira” e era uma das transformistas mais antigas em atividade no Brasil.
Rogéria passou a usar roupas e maquiagens femininas na adolescência, mas seu transformismo não foi repreendido pela mãe – ela cresceu longe do pai. A artista se considerava transgênero, mas nunca teve vontade de realizar a cirurgia de redesignação sexual.
“Minha mãe não tinha vergonha de mim. Pelo contrário, ela trabalhava no laboratório químico farmacêutico do Exército. Eu entrava, fazia festa no colo do general, sentava numa boa, porque as pessoas gostavam de mim. Quando surgi como Rogéria, mamãe no vestiário botou todas as fotos”, disse a atriz à GloboNews, em 2016.
Rogéria começou a carreira artística como maquiadora na extinta TV Rio, na década de 1960, trabalhando com artistas como Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira e Elis Regina. Também foi cantora, se apresentou como transformista fora do Brasil e tornou-se vedete de Carlos Machado, produtor e diretor de espetáculos musicais e conhecido como “O Rei da Noite”
Na televisão, Rogéria participou como jurada em vários programas de auditório, de apresentadores como Chacrinha, Gilberto Barros e Luciano Huck.
Como atriz, Rogéria fez participações especiais em “Tieta” (sua primeira novela, em que apareceu no capítulo desta segunda no canal pago Viva), “Paraíso Tropical”, “Duas Caras”, “Lado a Lado” e Babilônia”, na sitcom “Sai de Baixo”, no humorístico “Tá no Ar” e na minissérie “Desejos de Mulher”.
No teatro, ganhou o Troféu Mambembe em 1979, pela peça “O Desembestado”, em que atuou com Grande Otelo. Encenou, ao lado de outras travestis pioneiras no Brasil, o espetáculo “Divinas Divas”, que virou documentário dirigido por Leandra Leal, em 2016.
Famosos reagem à morte de Rogéria
Marisa Orth – Rogéria.. Minha amiga. Grande Artista.. é muito, muito boa gente. Vou sentir a sua falta.
Sabrina Sato – Rainha! Precursora do movimento LGBT! Atriz talentosa! Cantora brilhante! Ícone fashion! Defensora dos gays e das mulheres. Artista completa! Inspiradora! Linda Estrela Rogéria, vai brilhar pra sempre nos nossos corações!
Cissa Guimarães – Amiga mais que querida, preciosa, segue no tua Luzzzzzz, que é Eterna! Salve Rogéria! Obrigada por tanta Alegria e aprendizado!
Mateus Solano – Um exemplo de coragem e de autenticidade. O tipo de ser humano que nasceu para empurrar o mundo para frente. Rogéria irá fazer muita falta!
Daniela Mercury – Ela me chamou de corajosa quando anunciei que estava casada com Malu e a chamei de esposa. Queria dizer que corajosa foi você, Rogéria! Tão à frente do mundo! Tão atual sempre. Uma diva! Meus aplausos para você nessa sua partida!!!!
Ana Furtado – Rogeria, você deixará muita saudade no meu coração. Admiração eterna
Kiko Mascarenhas – Ela venceu o preconceito e conquistou o respeito e a admiração de todos por ser autêntica, inteligente, culta, educada e talentosíssima – Rogéria, mon amour, você partiu hoje mas seu brilho há de permanecer na memória daqueles que tiveram a sorte de te conhecer e nos corações dos muito fãs que te amam. Descanse em paz
Angélica – Mais uma grande Estrela no céu …
Fafá de Belém – Vá em paz, Rainha Rogéria. Que Nossa Senhora te receba. Estaremos sempre aqui te aplaudindo e agradecendo por tudo!
Leandro Hassum – Que DEUS te receba com a mesma alegria que sempre passou para todos. Querida e amada Amiga.
Amaury Jr – Como assim Rogeria partiu? Difícil acreditar que ficaremos órfãos de sua irreverência, talento e alegria! Algumas das mais tradicionais festas que cobrimos com o programa não terão a mesma graça. Rogéria, nascida Astolfo, foi uma das primeiras transformistas brasileiras, quebrou tabus, lutou, inspirou e fez história. Nunca será esquecida. RIP
Marco Antonio de Biaggi – Ela costumava dizer : NÃO NASCI EU ESTREEI ! Descanse em paz ROGÉRIA! RIP
Viviane Araújo – Diva! Maravilhosa! Brilhe no céu!
David Brazil – Descanse em paz, obrigado, muito obrigado por ABRIR OS CAMINHOS PARA NÓS!
Murilo Rosa – Uma artista talentosa, premiada e determinada. Uma bela trajetória. Fiquei triste. Que descanse em paz
Bárbara Paz – “A mulher não é o órgão genital, a mulher está dentro de mim. Esse jeito de mulher ninguém me ensinou, nasci assim, …ROGÉRIA
Walcyr Carrasco – Rogéria morreu. Foi uma pioneira. Conseguiu ser famosa num mundo preconceituoso. Eu a conhece pessoalmente e garanto, tinha o brilho da estrela que sempre foi. Viva Rogéria!
Maria de Medicis – Amada Rogeria, o mundo perde muito glamour e alegria com a sua partida!
Mariana Godoy – Essa alegria vai fazer falta. Querida Rogéria, descanse em paz
Angela Leal – Minha Amiga Rogéria a Diva mais Divina! Acaba de partir! Vai querida em paz! A eternidade te aguarda de braços abertos! Triste estou!
Marcelo Medici – Conheço Rogéria desde sempre, pois já era reconhecida muito antes de eu nascer, mas fui conhecê-la pessoalmente há dez anos. tive o prazer de bater altos papos com ela no La Fiorentina… culta, divertida, perspicaz. depois tive a honra de te-la na plateia do meu Cada Um, e a alegria maior de vê-la em cena, no espetáculo Se7e: atriz grandiosa, dama dos palcos, artista até o último fio de cabelo louro. lindo legado. BRAVO!
Cacau Protásio – Eu tive o prazer de conhecer, de conversar e receber um elogio tão maravilhoso que trago pra min até hoje, o céu hoje está em festa, pois está recebendo uma pessoa linda, maravilhosa, inteligente, sensível e pra lá de especial @estrelarogeria descanse em paz! Fará falta aqui entre nós! Seu lugar no céu já está garantido!
Alinne Prado – Depois de um dia tão legal, finalizo com essa notícia tão triste. Só mostra que a vida é trem bala mesmo. Nessa foto eu e @adrianopintoc gravamos uma matéria especial com ela. Conheci Rogéria numa festa do Copa Palace. Ela é irmã do meu querido amigo @flavio_barrozo. Me recebeu na festa dizendo que eu era uma testuda poderosa. E que era para ter orgulho da minha testa. Rs. Coisas de Rogéria. Virou uma entusiasta minha, e eu já era fã dela. A ultima vez que falei com ela eu estava em SP e pedi desculpas por não ter ido ao lançamento do livro (biografia dela que devorei em dois dias). Ficamos quase 40 minutos ao telefone. Ela me dizendo das peripércias da vida dela (algumas q estavam no livro). Eu falando das minhas circunstâncias do momento. E ela me deu uma injeção de ânimo. Rogéria era pós graduada em VIDA. Ela realmente soube viver. E vai deixar uma saudade danada. Obrigada, amada @estrelarogeria. Vou sentir muito sua falta! @flavio_barrozo, toda força do mundo para vc!
Walério Araújo – Rogéria…sempre presente nos meus grandes momentos…meu desfile…minhas histórias!!!
Leona Cavalli – VIVA minha amiga Rogeria!!!! Para sempre, onde quer que esteja, maravilhosa, estrela eterna!!!! Com ela se vai uma Era. Que seu caminho continue cheio da luz que tanto brilhou nela!!!
Fonte: TV e Famosos UOL e Caras
Fotos: Reprodução