O primer é um produto pré-maquiagem, ou seja, prepara a pele para receber a maquiagem. Aplicado depois do hidratante e antes da base, corretivo e pó, o produto ajuda a disfarçar imperfeições, uniformizar a pele, diminuir a oleosidade e fixar a maquiagem por mais tempo. “O primer contém em sua fórmula substâncias que formam um filme invisível sobre a pele, facilitando a espalhabilidade da maquiagem e tornando seu resultado muito mais homogêneo e uniforme. Mas, apesar de ter sido inicialmente criado para ajudar na aplicação da maquiagem, hoje o primer tem papel essencial para uma pele tratada e maquiagem perfeita”, destaca a farmacêutica Luisa Saldanha, diretora técnica da Pharmapele. Se você ainda não se convenceu que deve começar a usar primer o quanto antes, a especialista deu mais 6 razões para utilizá-lo. Confira:
– Atuam no controle da oleosidade: Este é o principal objetivo do primer e o motivo da maioria das pessoas para usar o produto. O primer estabiliza a oleosidade da pele, deixando-a menos brilhosa e com toque mais seco. Além disso, a maioria dos primers são não-comedogênicos, ou seja, não bloqueiam os poros, evitando que a oleosidade se acumule neles e ocorra a formação de cravos.
– Melhoram a aparência da pele: O primer facial ajuda a disfarçar imperfeições da pele como cravos, rugas e linhas de expressões, melhorando sua textura e deixando-a mais bonita. O primer também cria uma película sobre os poros, melhorando sua aparência. Além disso, alguns primers ainda contam com pigmentos que ajudam neutralizar o tom da pele e reduzir a vermelhidão provocada por doenças como rosácea e dermatite, garantindo uma cor uniforme ao tecido.
– Hidratam a pele: Entre os vários tipos e variedades de primer, alguns contam com função hidratante, deixando sua pele mais suave e aveludada e promovendo um resultado final melhor para sua maquiagem.
– Mantêm a maquiagem intacta por mais tempo: Outra razão para usar um primer é por que ele ajuda a maquiagem a durar por mais tempo, já que evita a oleosidade e o suor. Além de intensificar e potencializar a sua maquiagem, o primer também cria uma superfície perfeita para a aplicação da base, fazendo com que você precise aplicar menos produto para ter a cobertura desejada. Por isso, ele deve ser passado antes da base, no rosto e também no pescoço.
– Podem ser usados por todos os tipos de pele: Por cada tipo de primer ter uma função diversa, eles podem ser usados por qualquer tipo e fototipo de pele. Por exemplo, as peles mais oleosas podem usar primers que diminuam os poros e o brilho. Já as peles normais e secas se dão bem com produtos que hidratam e dão uma textura aveludada à pele.
– São práticos e fáceis de usar: Os primers são pequenos e podem ser levados na bolsa para serem usados sempre que for necessário. Além disso, são fáceis de aplicar, pois as fórmulas são leves e não deixam a pele grudenta ou oleosa. “Para utilizá-los, você deve limpar, tonificar e hidratar a pele antes. Em seguida, aplique o primer com a ponta dos dedos, espalhando em apenas um sentido e sem passar a mão na mesma região várias vezes. Após a aplicação, espere alguns minutos para que a pele absorva o produto e só então aplique o protetor solar e a base”, explica Luisa Saldanha.
Fonte: Pharmapele
Foto: Pexels