PUBLICIDADE

casa & decoração

Ter um closet em casa é o sonho de muitos homens e mulheres. Seja pequeno ou grande, o desejo é ter um canto especial onde seja possível organizar roupas, sapatos e objetos pessoais da melhor forma. Responsáveis pela KTA Arquitetura, as arquitetasAna Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran contam os cuidados especiais que devem ser observados quando se trata desse espaço. “É possível ter uma penteadeira e um pufe, mas tudo depende do espaço disponível e do layout que vai dar forma ao ambiente. Se possível, recomendo um lugar para as maquiagens, bolsas, joias e acessórios”, explica Ana Cristina Tavares.

Cada pessoa tem uma necessidade, um jeito e um costume. “Não existe uma medida mínima ou máxima para um closet, mas podemos considerar que é necessário dispor de uma área de circulação entre 70 a 80 cm, possibilitando que a pessoa caminhe de uma forma confortável. Para o armário, a profundidade deve ser de, no mínimo, 60 cm”, conta Claudia Krakowiak Bitran.

Além do layout do cômodo, vale observar a existência de uma janela, indispensável tanto para a ventilação do ambiente como para a entrada de luz. No que diz à concepção do espaço, as profissionais da KTA Arquitetura optam, quase sempre, pelo uso do MDF melamínico ou laminado, pois facilita no processo de limpeza. “Como o closet  é ocupado por muitas peças, não investimos muito em materiais caros na parte interna, como a pintura, por exemplo, pois terão pouca visibilidade.  Em contrapartida, apostamos em portas, elementos aparentes e acessórios de boa qualidade, como penduradores metálicos, corrediças com amortecimento para as gavetas”, pontua Ana Cristina.

Sobre dispor de um closet aberto ou fechado, as profissionais explicam. “A vantagem da opção aberta está na melhor visualização de tudo. Porém, requer muito mais organização”, revela Claudia. “Recomendo um cuidado especial para peças de determinados tecidos, pois alguns deles podem ser danificados por conta da poeira ou devido à luz natural ou artificial”, finaliza.

Foto: Inês Antich