Pinah, a grande Rainha do Beija Flor. A Cinderela negra que encantou até o príncipe Charles, da Inglaterra! Até quem não gosta de carnaval, deve conhecer a negra que conquistou o Brasil com seu cabelo raspado, sorriso enorme e beleza única.
- foto: divulgação
Contadora e modelo nas horas vagas, Maria da Penha Ferreira Ayoub era Rainha da Beija Flor nos anos 70. Já dominava as passarelas, mas seu grande destaque veio em 1978.
O princípe Charles, ainda solteiro, veio ao Brasil para curtir o carnaval e se apaixonou por Pinah. Em um dos registros mais famosos da história do carnaval, os dois trocaram passos de samba juntos, como se fossem grande amigos. As imagens rodaram o mundo. Todos se referiam a Musa como a Cinderela negra.
//www.youtube.com/watch?v=fL49_IBlLbg
Segundo a passista, o herdeiro do trono que começou a dançar com ela e a sambista pensou que estava sambando com o segurança do príncipe, o que só tornou o registro mais engraçado marcante.
- foto: Terry Fincher
Um dos ícones das Avenidas brasileiras, a Rainha da Beija Flor ainda trabalha com a escola, mas na parte administrativa. Sua importância para a festa é tão grande que em 1983 ela foi homenageada pela azul e branco de Nilópolis. “A grande constelação de estrelas negras. Pinah êêêê, a Cinderela negra que ao príncipe encantou no Carnaval com seu esplendor”, dizia uma parte da música.
- foto: divulgação
Mesmo mais discreta atualmente (ela tem uma loja de artigos de carnaval com seu marido, em São Paulo), Pinah será para sempre lembrada como a Cinderela negra, Rainha do carnaval brasileiro!
- foto: divulgação
- foto: reprodução
- foto: reprodução
- foto: reprodução