Duas em cada dez mulheres disseram já ter sofrido preconceito no ambiente de trabalho por ser mulher, segundo uma pesquisa da Rede Nossa São Paulo e do Ibope Inteligência.
Destas, o índice sobe para 35% no grupo das que possuem Ensino Superior, e para 32% nas que têm renda familiar acima de cinco salários mínimos.Já em relação ao assédio no dia-a-dia, o transporte coletivo lidera o número de ocorrências, seguido pelo ambiente de trabalho e depois os veículos de transporte particular.
A pesquisa também traz dados sobre mulheres com filhos. Das mães entrevistadas, 43% disseram que ficam mais com o filho do que a pessoa que cuida dele. E quase um terço, 27%, não possuem nenhum tipo de ajuda para dividir os cuidados do filho.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 27 de dezembro com 428 moradoras da cidade de São Paulo com 16 anos ou mais. A margem de erro é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em relação à escolaridade das entrevistadas, 34% estudaram até o Ensino Fundamental, 37% até o Ensino Médio e 29% possuem Ensino Superior.
Foto: Reprodução
Fonte: G1