
Deve-se destacar que: a pele que reveste os lábios tem uma camada de queratina muito mais fina que a pele facial, isso faz com que especialistas sempre recomendem cuidados específicos.
“E mais: a pele labial não possui glândulas sudoríparas nem sebáceas, fatores que propiciam baixa proteção à perda de água. As causas mais comuns de ressecamento que desencadeia fissuras e descamação no verão são : a desidratação, excesso de saliva nos lábios, o tabagismo, o calor e a maior exposição aos raios ultravioletas mais intensos no verão”, explica o Dr. André Braz.
Segundo o médico, a radiação solar sem proteção adequada nos lábios pode sim causar ressecamento. “A exposição sem proteção adequada causa danos às camadas superficiais dos lábios. Além disso, podem surgir lesões de pele na região dos lábios”, afirma.
Por essas razões é muito importante a utilização diária de fotoprotetores labiais (filtro solar específico) diariamente para prevenir o ressecamento, fissuras e lesões precursoras do câncer de pele na boca. Além de lubrificar e hidratar frequentemente os lábios ao longo do dia, associando esses cuidados, você evita que o lábio fissure ao menor estiramento. “É importante que a indicação do produto adequado seja feita por dermatologista”, destaca o dermatologista.
A noite
Ele recomenda dormir com um hidratante mais viscoso ou oleoso nos lábios, para acordar com os lábios mais macios e hidratados. Para quem tem os lábios já machucados/ressecados, uma dica simples é utilizar mel para hidratar e melhorar a cicatrização. O produto natural evita infecções bacterianas no local fragilizado e nas fissuras, pois tem propriedades bactericidas.
Fonte: Dr. André Braz
Foto: Reprodução