PUBLICIDADE

MANUAL

Em nossa revista, edição Outubro de 2016, publicamos editorial de beleza com uma entrevista exclusiva com a dermatologista Cynthia Mota que dava algumas dicas importante para os cuidados com a pele.

Quais as principais doenças de pele que o verão causa?

As principais doenças estão relacionadas ao aumento da sudorese, como micose de pele, brotoeja, assaduras e principalmente os problemas relacionados a maior exposição ao sol, como as manchas de pele e queimaduras.

Quais os principais hábitos diários que uma pessoa deve ter para proteger a pele no verão?

Pelo menos meia hora antes de sair de casa aplicar protetor solar com fator de proteção mínimo 30. É importante repassar a cada duas horas, na praia ou na piscina, sempre que sair da água. Existem ainda roupas de proteção térmica que são ótima opção para esportistas ou crianças muito pequenas (menores que 6 meses) que ainda não podem usar protetores solares químicos.

Qual a importância do protetor solar? Qual o mais indicado?

Hoje em dia a função do protetor solar não se limita somente a impedir a queimadura. Existem aqueles que controlam oleosidade, ouros associados a clareadores, antioxidantes e ácidos hialurônicos. O mais importante é escolher o mais adequado para o seu tipo de pele (oleosa, mista ou seca) e o fator de proteção UVB com no mínimo 30, com fator UVA (no mínimo 1/3 do valor UVB). Então, um protetor com nível mínimo satisfatório terá UVB 30 e UVA 10.

Base protetora funciona?

Sim, desde que o FPS seja no mínimo 30. São especialmente indicadas para pacientes em tratamento para melasma.

E o calor da sauna, faz bem?

O calor da sauna ajuda a abrir os poros, mas se não houver uma hidratação de qualidade no pós, isso pode prejudicas a hidratação da pele.

Peles mais morenas ou negras resistem mais ao calor?

Existe uma proteção natural em maior quantidade nas morenas ou negras, o que faz com que o risco de queimadura solar seja menor. No entanto, não diminui a necessidade do uso de protetor solar.

Qual a importância dos nutracêuticos?

Os nutracêuticos são suplementos alimentares que contêm a forma concentrada de um composto bioativo de alimento em doses que excedem aquelas que poderiam ser obtidas de alimentos como betacaroteno, luteína, licopeno, ômega 3 e isoflavona. Em dermatologia, acredita-se que o licopeno e a luteína exercem um papel antioxidante no combate aos radicais livres que levam ao envelhecimento. Hoje, eles já são utilizados em compostos vitamínicos, mas sua eficácia ainda é discutível no meio do caminho.

Além de matérias como essa, nosso portal também possui notícias importantes para a saúde e beleza da pele. Confira:

//www.amaisinfluente.com.br/2017/12/mitos-e-verdades-sobre-protecao-solar/

Foto: Reprodução