O Outro Lado do Paraíso inverterá os papéis do mocinho e do vilão. Nem tudo na trama de Walcyr Carrasco é o que parece ser. Cheio de mistérios, o folhetim seguirá trajetória semelhante à de A Favorita (2008) quando o médico Renato (Rafael Cardoso) se revelar ganancioso e o agressor Gael (Sergio Guizé) se redimir.
A primeira reviravolta vai ao ar a partir do dia 24. Clara (Bianca Bin) será trancada em um hospício, mas todos acharão que ela fugiu porque se apaixonou por um americano. Terá até bilhete de despedida. Gael será enganado pela mãe e passará anos sofrendo, arrependido pelas agressões.
Já Renato se casará com Lívia (Grazi Massafera) e desfrutará da fortuna que a família dela conquistará com a exploração da mina de esmeraldas. Para o desespero de Gael, até seu filho com Clara chamará o médico de pai. O meninos erá criado por Lívia como se fosse filho dela – que não pode engravidar.
Essa virada acontecerá porque Sophia (Marieta Severo) comprará aliados para se apoderar das terras de Clara. Ela montará o garimpo que tanto quer. O juiz Gustavo (Luis Mello), o delegado Vinícius (Flavio Tolezani), o psiquiatra Samuel (Eriberto Leão) e Lívia ajudarão a megera a tirar Clara de circulação.
Essa virada acontecerá porque Sophia (Marieta Severo) comprará aliados para se apoderar das terras de Clara. Ela montará o garimpo que tanto quer. O juiz Gustavo (Luis Mello), o delegado Vinícius (Flavio Tolezani), o psiquiatra Samuel (Eriberto Leão) e Lívia ajudarão a megera a tirar Clara de circulação.
O casebre de Josafá (Lima Duarte) será incendiado, e as esmeraldas vão surgir com a mineração. A atividade trará outros personagens à trama e fará a cidade de Pedra Santa crescer. O avô de Clara quase morrerá e passará anos em busca da neta, inconformado com seu sumiço.
Dúbios e complexos
O ator Rafael Cardoso diz que seu personagem não é vilão, mas reconhece que ele não é uma coisa só e que tem algo mais reservado. “Tem um pouco de anti-herói. Ninguém é só bonzinho. O cara pode ser uma pessoa boa, mas, se pisarem no calo, ele vai sair do caminho”, despista.
O comportamento de Renato vai gerar muitas dúvidas. As pistas da sua dubiedade já começaram a aparecer, como o interesse nas esmeraldas de Josafá (Lima Duarte), apresentado no capítulo de sábado (28). No mesmo dia, Mercedes, a personagem mística de Fernanda Montenegro, deixou no ar que ele não é um homem bom. Após se despedir do médico, ela comentou “mais um”, em tom enigmático.
Se Walcyr Carrasco não mudar de ideia, o médico deixará a máscara cair totalmente no capítulo de número cem, promovendo a grande virada. O novelista é considerado um dos mais versáteis da teledramaturgia, capaz de mudar suas histórias no meio do caminho para ajustá-las ao gosto do telespectador.
No caso de Gael, o autor mostrará o personagem controlando a agressividade ainda na primeira fase da trama, com a gravidez de Clara. Só que ele baterá na mulher após o nascimento do filho, e ela vai se separar dele.
Essa agressão será provocada por uma armação de Sophia. A partir daí, recém-separados, os dois aceitarão colocar tudo o que têm no nome do filho, Tomaz (Vitor Figueiredo).
Primeira virada
A partir do 30º capítulo, o playboy entrará em um processo de redenção. Não esquecerá Clara, passará anos trabalhando muito, sem conseguir nem se aproximar do filho. Depois, engatará namoro com a dermatologista Aura (Tainá Müller) até Clara voltar com sede de vingança.
“Acredito que ele vai se transformar por causa do amor que sente, porque ele ama a Clara de verdade. Comete erros, precisa pagar pelos erros, mas acho que o amor vai levá-lo para o caminho da luz. Eu estou tentando entender o personagem ainda porque ele é muito complexo”, diz Sergio Guizé.
A reviravolta de Gael e Renato lembrará A Favorita, de João Emanuel Carneiro. Na novela, Flora (Patrícia Pillar) enganou todo mundo e só deixou a máscara cair depois de dois meses de trama. Donatela (Claudia Raia) passou de antagonista para heroína.
Internautas se revoltam
Quase todos os telespectadores que comentaram nas redes sociais desaprovaram a mudança:
“Imagina o desfavor que será “prestado”, tanto que se tem trabalhado para que as mulheres que sofrem em relacionamentos abusivos consigam entender pelo que estão passando e romper com as convenções, a barreira do silêncio, a vergonha e tantos outros tipos de opressões romantizados durante anos e me vem esse cidadão querendo fazer essa mer… Não dá para entender mesmo”, disse um.
“Horrível, cancela que ainda dá tempo. O cara estupra, bate e dai passará um tempo será regenerado, assim botando a culpa pela mãe manipular? Ser violento as vezes já vem da pessoa, se Walcyr mais uma vez fazer vilão se redimir e passar uma borracha no que fez será muito forçado… ainda mais nesse caso de violência contra mulher, que muitas não tem coragem de se separar”, comentou outra.
“O que me assusta é se depois disso um monte de mulher acabar aceitando mais agressões e violência. achando q o homem pode mudar, porque na novela o personagem mudou… melhor rever isso aí..”, alertou uma terceira.
Fonte: Notícias da TV UOL
Foto: Reprodução