PUBLICIDADE

celebridades

Apresentadora faz reflexão sobre a temática

Daniela Albuquerque personalidade gestionada pelo Grupo CALONE® – Foto divulgação

A data de 10 de setembro é lembrada por ser o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Ela foi definida pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O movimento é um convite à reflexão e um compromisso global sobre o tema.

A apresentadora Daniela Albuquerque, gestionada pelo Grupo CALONE®, publicou ontem (10) um vídeo em seu perfil no Instagram, explicando acerca da saúde mental, os tabus e preconceitos que cercam o tema. Vale destacar que esse conteúdo de conscientização faz parte do calendário GODS© – Gestão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Programa parte do Pacto Global da ONU para cumprimento da Agenda-2030.

Veja alguns indícios, segundo a campanha Setembro Amarelo:

  • Expressão de ideias ou de intenções suicidas.
  • Isolamento e distanciamento da família, dos amigos e dos grupos sociais, particularmente importantes se a pessoa apresentava uma vida social ativa.

 

  • Forma desinteressada como a pessoa está lidando com algum evento estressante (acidente, desemprego, falência, separação dos pais, morte de alguém querido) ou até mesmo despedidas (“acho que no próximo Natal não estarei aqui com vocês”; ligações com conotação de despedida, distribuir os bens pessoais).
  • Queixas contínuas de sintomas como desconforto, angústia, falta de prazer, sentido de vida ou qualquer doença psiquiátrica não tratada (quadros psicóticos, transtornos alimentares e afetivos de humor).

 

Meios de ajuda

  • Centro de Valorização da Vida (CVV): realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntariamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

 

  • Mapa da Saúde Mental: traz uma lista de locais de atendimento voluntário on-line e presencial em todo país.

 

  • Pode Falar: canal lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a

Infância (Unicef) de ajuda em saúde mental para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. Funciona de forma anônima e gratuita, indicando materiais de apoio e serviço.