A situação em Ghouta, na Síria, é extremamente crítica. A batalha na região se intensificou porque o exército do governo Sírio parece estar aumentando a pressão para retomar o território, que é perto da capital, Damasco, e está dominado pela oposição. e os moradores estão fugindo da região.
Segundo monitores do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, as forças do governo tomaram 10% da região.
Um comboio humanitário da ONU que estava programado para ir à região no domingo não conseguiu entrar no território. Segundo a organização, 40 caminhões carregando suplementos foram impedidos de entrar na cidade de Douma por funcionários do governo Sírio.
A batalha no local deixou mais de 600 pessoas mortas – muitas delas crianças – desde de 18 de fevereiro.
Para vão as pessoas que fogem da região?
Há relatos de que moradores, em grande parte mulheres e crianças, estão fugindo para a região central do território para procurar abrigo. A violência da batalha tem escalado ao sul de Douma, onde o governo luta contra o Jaish al-Islam, um dos três principais grupos de oposição.
Como ajudar:
Capacetes Brancos
Esta organização é responsável por procurar e salvar vítimas em regiões controladas pelos rebeldes, inclusive em Aleppo. Atá o momento, 10 mil feridos já foram resgatados. Eles também atuam com a tarefa de arrecadação de dinheiro para próteses e apoio psicológico aos familiares dos mortos. Para ajudar, acesse o site.
Médicos Sem Fronteiras
A ONG fornece suprimentos médicos para 158 hospitais localizados no leste de Alepo, uma das áreas mais atingidas pela guerra, e tenta manter seis instalações médicas distribuídas na região norte do país. Saiba como ajudar no site.
Cáritas
A ONG é a principal referência para refugiados que chegam ao Brasil. Além de doar itens como colchões, alimentos não perecíveis, roupas e fraldas, também é possível apadrinhar um refugiado, especialmente os mais vulneráveis, como as crianças. Acesse a página do Facebook e veja como ajudar.
Save the Children
A ONG Salve as Crianças (em tradução literal) é responsável por auxiliar crianças e seus familiares a fugirem dos conflitos, tanto os que se mudam internamente, quanto aqueles que partem para outros países. Veja como ajudar no site.
Rescue International
O Rescue International, ou Comitê Internacional de Resgate, em português, é responsável por dar assistência às pessoas que estão fugindo de guerras ao redor do mundo, inclusive os refugiados sírios. Para doar, acesse o site.
Foto: Reprodução
Fonte: BCC