Uma denúncia grave pode ter manchado para sempre a reputação de um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira. José Mayer foi acusado de assediar sexualmente Susllem Meneguzzi Tonani, figurinista da Rede Globo.
Susllem abriu queixa contra Jose Mayer há mais de um mês, porém só veio à público na última sexta-feira (31), quando ela cedeu um depoimento ao blog #AgoraÉQueSãoElas, do jornal Folha de S.Paulo, o acusando de chamá-la de “vaca” e passar a mão em sua genitália..
Hoje (4), os protestos contra Mayer tomaram uma proporção ainda maior dentro da Globo. Funcionárias de diversas funções (inclusive atrizes) estão indo trabalhar com uma camiseta que estampa a seguinte frase: “Mexeu com uma, mexeu com todas” e a hashtag #ChegadeAssedio.
A situação é ainda mais alarmante porque o protesto de hoje é apoiado por toda a cúpula da emissora, que ontem (3), inclusive, cancelou sua escalação para a próxima novela de Aguinaldo Silva, que será na faixa das 21h.
Ainda sobre o depoimento da figurinista à Folha, ela conta que o assédio começou há oito meses. Começou com frases mais “leves”, como por exemplo, “Como você é bonita”, até chegar ao ponto de dizer “Fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho”.
A gota d’água teria sido um episódio em fevereiro, quando o ator colocou a mão esquerda na genitália de Susllem, na frente de duas camareiras, dentro de um dos camarins do Estúdio Globo. Foi depois disso que ela decidiu denunciar as agressões à emissora.
Para se defender, Mayer afirmou ter muito respeito pelas mulheres e companheiros de trabalho. Pediu, ainda, que não confundissem ficção com realidade, dando a entender que o caso foi uma confusão entre sua personalidade real e a de seu personagem Tião Bezerra, na novela recém finalizada, A Lei do Amor.
Em nota, o ator afirmou que “as palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra, não são minhas!”.
O diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder, pediu aos principais diretores da área artística que tanto eles quanto chefes e gerentes tenham uma maior proximidade com seus subordinados, os ouvindo e apoiando, para que esse tipo de coisa não aconteça novamente. Além disso, ele declarou total apoio ao movimento de suas funcionárias contra o abuso sexual.
Abaixo, listamos algumas atrizes que usaram suas redes sociais para divulgar fotos com a camisa de protesto:
Fotos: Reprodução