Para os pacientes que buscam o aumento do queixo, o enxerto de gordura proporciona uma melhoria confiável e duradoura no perfil do paciente, relata um estudo do Plastic and Reconstructive Surgery®, jornal médico oficial da American Society of Plastic Surgeons (ASPS).
“O enxerto de gordura é uma alternativa confiável e barata para o aumento do queixo, permitindo que a cirurgia seja realizada sem implantes”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores realizaram um estudo prospectivo, avaliando o aumento do queixo com enxerto de gordura. O aumento do queixo é um procedimento cosmético comum. Foi realizado em cerca de 17 mil pacientes americanos, em 2016, de acordo com estatísticas da ASPS. Geralmente, é feito usando implantes. Mas os pesquisadores avaliaram uma técnica alternativa que transferia uma pequena quantidade de gordura do próprio paciente – retirada da área da barriga por lipoaspiração – para melhorar a aparência do queixo.
O estudo incluiu 42 pacientes: 32 mulheres e 10 homens, idade média de 28 anos. A quantidade média de gordura transferida foi de 7,5 mililitros. Os pesquisadores usaram uma técnica de imagem 3D para medir a quantidade de aumento no volume do queixo e a quantidade de projeção direta (sagital).
“Quatro semanas após o enxerto de gordura, o volume do queixo aumentou em média 8 mililitros. Embora houvesse alguma reabsorção das células de gordura transferidas, após seis meses, o aumento médio no volume do queixo ainda era de 7,4 mililitros. Em média, cerca de 82% da gordura aplicada ainda estava presente”, informa Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
As medidas 3D mostraram um padrão semelhante de melhoria na projeção do queixo, com um aumento médio de cerca de 9 milímetros, às quatro semanas, e 7 milímetros aos seis meses. As complicações eram incomuns e leves. Três pacientes retornaram para injeções adicionais para obter um aumento adicional na projeção do queixo.
Nos últimos anos, o enxerto de gordura tem sido utilizado para uma ampla gama de procedimentos de cirurgia plástica e reconstrutiva. Embora o enxerto de gordura para o aumento do queixo já tenha sido empregado anteriormente, o novo estudo é a primeira avaliação sistemática dos resultados.
Os autores defendem que o enxerto de gordura tornou-se uma “ferramenta importante” para melhorar o perfil dos pacientes nas cirurgias estéticas. “Ele pode ser realizado sozinho ou em combinação com outros procedimentos cosméticos, como o lifting facial ou a rinoplastia. Os autores observam que alguns pacientes que hesitam em colocar implantes no queixo são mais propensos a aceitar o enxerto de gordura”, diz Ruben Penteado.
O estudo mostra que o enxerto de gordura para o aumento do queixo fornece “resultados consistentes e previsíveis”. Eles acreditam que a técnica de imagem em 3D utilizada no estudo pode ser útil na avaliação dos resultados do emprego do enxerto de gordura em outras áreas do corpo também.
Foto: Reprodução