PUBLICIDADE

clipping

Fios escassos na cabeça, maior quantidade deles no travesseiro, na escova ou no chão. Logo surge a dúvida: é queda de cabelo ou progressão da calvície?

A principal diferença entre queda de cabelo e calvície é o volume de fios perdidos. É normal que se perca entre 50 a 100 fios por dia, porém, é preciso estar atento, uma vez que a queda só é considerada natural quando o fio que caiu é substituído por outro que está nascendo. Assim, a quantidade se mantém equilibrada.

O expert em transplante capilar Dr. Thiago Bianco, comenta sobre as características da calvície e as naturais quedas de cabelo:

Calvície

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), no segundo semestre de 2018, cerca de 42 milhões de brasileiros sofreram com a calvície. Dentro deste contexto, um número que chama atenção é o índice de jovens, com idades entre 20 e 25 anos, que estão sofrendo com a queda de fios. Nesta faixa etária, 25% das pessoas são afetadas com a perda de cabelo estimulada por problemas emocionais e/ou genéticos.

Segundo Thiago Bianco, especialista em transplante capilar, quem tem um histórico familiar de calvície está sempre propenso à queda. “Caso perceba a perda de fios, e já saiba do histórico, é importante analisar, junto ao médico especialista, quais são os outros fatores que podem estar contribuindo, e até mesmo acelerando este processo de queda. Pode ser fundo emocional, dietas rígidas, ou mesmo a utilização de certos tipos de medicamentos, entre outros”, explica.

Queda de cabelo

A perda de fios pode estar ligada a vários fatores, sendo os mais frequentes: estresse, distúrbio hormonais, deficiência de vitaminas e minerais, anemia, etc.

Diferente do que muitos pensam, em um indivíduo, mesmo com a saúde em dia, o cabelo continua crescendo e caindo em um ciclo sem fim. Muitas situações podem alterar o equilíbrio deste ciclo capilar e provocar a queda de cabelo.

A queda de cabelo acontece quando um fio se desprende do couro cabeludo ainda com o bulbo. “A queda pode acontecer por diversas razões, desde desequilíbrios hormonais até causas emocionais. Por isso, é sempre necessária a ajuda de um médico quando se nota que os fios estão caindo mais que o normal, isto é, cerca de 100 fios por dia”, conclui Bianco.