Neste 29 de setembro, Dia Mundial do Coração (WHD), a Federação Mundial do Coração (WHF) está aumentando a conscientização sobre a ligação entre a baixa qualidade do ar e as doenças cardiovasculares (DCV).
A poluição do ar em ambientes externos e domésticos é um fator de risco cada vez mais importante para DCV: a poluição do ar é a causa de 19% de todas as mortes por DCV, representando mais de 3 milhões de mortes a cada ano. Sete milhões de pessoas morrem prematuramente todos os anos por causa da poluição do ar: 1,4 milhão de acidente vascular cerebral e mais de 2 milhões por doenças cardíacas.
A WHD é a maior campanha de conscientização de doenças cardiovasculares para melhorar a saúde cardíaca por meio de atividades educacionais e de conscientização. Este ano, a Federação Mundial do Coração (WHF) está aumentando a conscientização sobre um fator de risco de DCV cada vez mais importante: a poluição do ar.
A mais recente evidência científica publicada na revista Nature adverte que a exposição ao dióxido de nitrogênio e às partículas finas da poluição do ar está claramente ligada à mortalidade por DCV. A má qualidade do ar também é classificada como a quarta causa do Ano de Vida Ajustados por Incapacidade (DALY) – um ano perdido de “vida saudável” – de acordo com o mais recente Estudo Global do Ônus das Doenças.
Meu coração, seu coração
Criado e liderado pela WHF, o Dia Mundial do Coração tem o objetivo de combater o crescente número de pessoas com doenças cardiovasculares (DCV), promovendo a importância de viver um estilo de vida saudável para o coração.
No dia 29 de setembro, pessoas de todo o mundo se unirão para combater a DCV, realizando atividades de conscientização, compartilhando o vídeo da campanha, organizando atividades com o objetivo de angariar fundos para a fundação do coração local e iluminando monumentos e edifícios emblemáticos.