Sejam atrizes de Hollywood, ginastas olímpicas, mulheres que vivem em ambiente empresarial – ou simplesmente – mulher, com certeza já passou por alguma situação de assédio ou abuso.
A todo momento nos deparamos com acusações e desabafos sobre assédio sexual e entende-se porque deste boom estar acontecendo agora.
Antes, a mulher tinha receio de falar sobre o assunto em voz alta e não podia nem sequer pensar em revelar suas experiências desagradáveis relacionadas ao assunto. Hoje, com o apoio de campanhas, coletivos feministas, empoderamento e lei, as mulheres estão cada vez mais revelando suas histórias.Lei
O assédio sexual se tornou crime e de acordo com o artigo 216 do Código Penal, o assédio caracteriza-se por constrangimentos e ameaças com a finalidade de obter favores sexuais feita por alguém, normalmente, de posição superior à vítima.
A pena é detenção e varia entre um ou dois, caso o crime seja comprovado.
Já abuso, violência ou exploração sexual também são enquadrados penalmente. Assim como corrupção de menos e atentado violento ao pudor, caracterizado por violência física ou grave ameaça.
(Artigos 218 e 214)
Casos de Hollywood e prisão de médico que abusou de ginastas
Recentemente, Natalie Portman confirmou em discurso na Marcha das Mulheres 2018 que sofreu terrorismo sexual aos 13 anos causado por um fã.
Keira Knightley também é um dos nomes que revelou os assédios que sofreu. Ela foi assediada quatro vezes em baladas ao criticar a ‘cultura’ de silenciar e intimidar mulheres. A atriz elogiou o movimento e afirma que “não é só estupro”.
Outro caso de peso foi a prisão do médico da Federação de Ginástica dos EUA, que foi condenado nesta quarta-feira (24/01) a 175 anos de prisão por abusar sexualmente de atletas. 158 atletas prestaram depoimento contra o profissional.
Rachel Denhollander foi a primeira atleta a tornar públicas as acusações contra Nassar, depois foi a vez da campeã olímpica Simone Biles a depor. A maioria dos abusos foi cometido quando elas ainda eram menores de idade.
Fonte: Cláudia, Marie Claire.
Foto: Divulgação