Qual é a história da Finlândia?
A Finlândia é um país pouco conhecido, mas recheado de história. Independente desde 1917, passou pelo domínio russo e sueco por cerca de 500 anos. Por isso, recebeu forte influência desses países, especialmente, na arquitetura.
Os primeiros vestígios de uma civilização onde atualmente é a Finlândia datam de 10.200 anos atrás. No entanto, até hoje a população é relativamente pequena devido ao frio intenso do país.
O território finlandês faz fronteira com a Suécia, a Noruega e a Rússia. Ainda é banhado pelo Mar Báltico. Também tem mais de 180 mil ilhas, mais de 188 mil lagos e está no extremo norte da Europa
Como é o clima na Finlândia?
O extremo norte do país está acima do Círculo Polar Ártico. Portanto, o clima é bastante frio e tem temperaturas baixas o ano todo. Em alguns períodos, a temperatura mínima chega a -30ºC. Mais para o sul, o clima é temperado, com invernos longos e curto verão.
A temperatura ainda costuma ser baixa, comparando com o Brasil. Isso porque é comum ficar em 16ºC nos meses mais quentes na parte norte do país. Mas, no sul, os termômetros chegam a marcar 27ºC.
A Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo pelo 6º ano consecutivo em 2023, segundo o mais recente Relatório Global Sobre Felicidade. Mas qual seria, afinal, o segredo da felicidade deles? Uma psicóloga especializada em estudos sobre a Finlândia, a PhD Frank Martela, escreveu um artigo para a CNBC sobre os segredos dos finlandeses para ter uma vida mais feliz.
Por seis anos consecutivos, a Finlândia ficou em primeiro lugar como o país mais feliz do mundo. Como filósofa finlandesa e pesquisadora de psicologia, que estuda os fundamentos da felicidade, frequentemente perguntam: o que exatamente faz as pessoas na Finlândia tão excepcionalmente satisfeitas com suas vidas?
Existe uma famosa linha de um poeta finlandês: “Kell’ onni on, se onnen kätkeköön”. Traduzindo aproximadamente, significa: “Não se compare ou se vangloria da sua felicidade.” Os finlandeses realmente levam isso a sério, especialmente quando se trata de coisas materiais e exibições ostensivas de riqueza.
De acordo com uma pesquisa de 2021, 87% dos finlandeses sentem que a natureza é importante para eles porque ela lhes proporciona paz de espírito, energia e relaxamento.
Na Finlândia, os funcionários têm direito a quatro semanas de férias de verão. Muitos usam esse tempo para ir para o campo e imergir na natureza. Quanto menos comodidades, até o ponto de não ter eletricidade ou água corrente em casa.
Muitas cidades finlandesas também são construídas de uma maneira compacta, o que significa que muitas pessoas têm acesso à natureza à sua porta.
Pesquisas mostram que quanto mais alto o nível de confiança em um país, mais felizes são seus cidadãos. Um experimento de 2022 testou a honestidade dos cidadãos deixando 192 carteiras em 16 cidades ao redor do mundo.
Em Helsinque, 11 das 12 carteiras foram devolvidas ao proprietário.
Os finlandeses tendem a confiar uns nos outros e valorizar a honestidade. Se você esquecer seu laptop em uma biblioteca ou perder seu telefone no trem, pode ter bastante confiança de que o terá de volta.
A Segurança , porque a taxa de criminalidade é muito baixa. Por isso, é um bom lugar para viver com a família; educação gratuita de qualidade.
Na educação pré-escolar, o aprendizado é feito por meio de jogos e atividades. A escola tem disciplinas básicas, como matemática, ciências, geografia e história. A educação pública é de qualidade.
Para estrangeiros residentes, a educação também é gratuita. Os custos são relativos somente ao material de estudo. Da mesma forma, mestrado e doutorado são gratuitos. Mas algumas instituições cobram por cursos de aperfeiçoamento pessoal. O diploma finlandês vale para toda a União Europeia.
As crianças também frequentemente pegam um ônibus público para casa da escola e brincam fora sem supervisão.
Dica de felicidade: Passar tempo na natureza aumenta nossa vitalidade, bem-estar e nos dá uma sensação de crescimento pessoal. Encontre maneiras de adicionar um pouco de verde à sua vida, mesmo que seja apenas comprando algumas plantas para sua casa.
Por: Míriam Freitas
Colunista Social