Não é preciso ter a pele seca para sofrer com pés ressecados. Normalmente, eles são mais protegidos porque ficam mais cobertos, mas, ao mesmo tempo, estão em constante atrito no dia a dia e, por possuírem menos glândulas sebáceas, estão sujeitos ao ressecamento. Além da falta de costume de estender a hidratação do corpo para os pés, andar descalço ou com sapatos abertos também leva ao ressecamento e deixa a pele mais espessa.
Com o envelhecimento, o organismo diminui a produção de colágeno, deixando a pele naturalmente ressecada. Uma rotina de hidratação é importante para proteger os pés contra os agressores externos, evitar inflamações na pele, melhorar o aspecto e neutralizar odores indesejáveis.
Os calcanhares também não devem ser esquecidos, pois possuem naturalmente tendência ao ressecamento, que pode ser resultado do clima: verões muito quentes, invernos frios demais ou de falta de cuidados específicos. Quando a pele fica muito seca, ela perde a elasticidade, causando as rachaduras nos calcanhares.
Dicas para ter a pele dos pés sempre saudáveis: Passo 1: Uma vez por semana, escolha um produto emoliente para fazer a esfoliação dos pés.
Passo 2: Seque bem os pés, após o banho, principalmente entre os dedos.
Passo 3: Não esqueça de aplicar o hidratante todos os dias com movimentos circulares e, ao deitar-se, coloque uma meia de algodão, que irá potencializar os efeitos do creme.
Passo 4: Procure tomar banhos mornos ou frios, pois a água quente propicia o ressecamento da pele do corpo todo.
Passo 5: Evite andar descalço, porque o atrito pode prejudicar e engrossar a pele dos pés. Da mesma forma, evite chinelinhos e rasteirinhas.