Os sapatos de couro, em geral, têm maior durabilidade e proporcionam maior conforto para os pés. Isso não é novidade. Porém, eles também sofrem com a ação do tempo, necessitando de cuidados especiais na hora de usar, limpar e guardar.Para não perder o investimento feito nos sapatos, sandálias ou botas de couro, aprenda a cuidar melhor desses calçados, que apesar de resistente, possuem uma superfície muito delicada. Confira algumas dicas:
- O uso da calçadeira evita que o sapato laceie demais e se deforme de forma irreversível. Além disso, procure não usar o mesmo par de sapatos por mais de dois seguidos, permitindo assim que o suor seja eliminado, aumentando a vida útil do produto.
- Evite molhar o sapato para não deformar o produto ou ressecar a pele do couro. Caso molhe acidentalmente, deixar secar à sombra e longe de qualquer fonte de calor (fornos, aquecedores, secadores) – afim de evitar deformações.
- Não submeter o produto ao contato de substâncias químicas como bebidas e detergentes. Isso pode causar manchas permanentes. Para revigorar o brilho natural do couro, utilize uma flanela seca e limpa ou escovas apropriadas. Caso deseje usar pastas e cremes, prefira os naturais e incolores. Também evite usar brilhos instantâneos.
- Calçados em camurça ou nobuck, limpar com tecido macio e úmido ou escovas apropriadas. Não aplicar nenhum tipo de creme, pasta, graxas ou brilhos. Para calçados com detalhes em tecido, limpar com escova apropriada ou pano úmido com sabão neutro.
Foto: Reprodução