Começaram a valer hoje (10/01) as novas regras voltada aos aplicativos de serviço de transporte. Para que continuem a atuar na cidade de São Paulo, novas regras foram implantadas para qualquer aplicativo que opere com tarifas diferenciadas quando comparadas ao táxis. São os casos de aplicativos como Cabify, Uber, Easy Taxi, 99 e também o Lady Driver.
Calendário
10 de janeiro as abordagens ainda terão caráter educativo e não serão aplicadas multas. Já 25 de janeiro as multas já poderão ser aplicadas e 28 de fevereiro prazo para as empresas de transporte enviarem a declaração de inspeção para veículos cadastrados.
Mudanças
Para continuar oferecendo o serviço na capital paulista, os veículos devem ter:
- A placa da cidade
- Passar por uma inspeção anual
- Passar por um curso de formação
- Obter o ‘ConduApp’ novo documento de certificação
- Adesivos dos apps para quais prestam serviço
- Seguir regras de vestimentas
O curso obrigatório pode ser ministrado pelas próprias empresas de aplicativos ou por Centro de Formação de Condutores credenciados pelo Detran, enquanto fazem ainda fazem os cursos, os condutores são liberados para atuar.
Além dessas determinações acima, ainda estão outras como:
- Apresentação de documentos básicos, como a CNH
- Comprovação de realização do curso de treinamento de condutores (16 horas)
- Compromisso de que exercerá a atividade somente por meio dos aplicativos credenciados
- Comprovação de seguro que cubra acidente de passageiros, além do seguro obrigatório
- Licenciamento obrigatório na capital paulista
Lady Driver
O aplicativo surgiu com a necessidade de trazer uma mudança para a segurança das mulheres, onde as motoristas do aplicativo são apenas do sexo feminino. Homens não podem se cadastrar para utilizar o app, é exclusivo para mulheres, mas as motoristas registradas podem fazer levar um marido, filho, irmão, amigo, etc, em uma corrida.
Foto: Divulgação