No último post falei sobre as plantas não tóxicas para nossos bichinhos de estimação. Neste artigo, falarei sobre as plantas que SÃO tóxicas para eles e que merecem extrema atenção e cuidado!
– Antúrio: Por contar com o oxalato de cálcio como princípio ativo em maior quantidade em seus pontinhos amarelos, ela pode causar o inchaço da boca, lábios e garganta, dificuldade para engolir, paralisia da língua, salivação excessiva, vômitos e diarreia.
– Comigo-ninguém-pode: É facilmente encontrada em vários lares e é sinônimo de proteção. Mas o que pouca gente sabe é que ela é uma das plantas mais tóxicas para os pets. Todas as suas partes são consideradas nocivas, causando a irritação das mucosas, inchaço nos lábios, língua e palato, cólicas abdominais, náuseas, vômitos e o contato com os olhos pode gerar edema, fotofobia e lacrimejamento.
– Copo-de-leite: A copo-de-leite é uma espécie de planta com flores muito famosa e que possui os mesmos princípios ativos da comigo-ninguém-pode. Sua seiva pode provocar uma série de sintomas como inflamações na garganta e boca, irritação das mucosas, inchaço da boca, língua e palato e também é tida como uma das plantas tóxicas para animais quando em contato com os olhos.
– Azaleia: Esta é uma planta originária da Ásia, que chama a atenção pela beleza de suas flores. Seu nível de toxicidade pode variar de moderado à grave e tem como princípio ativo a andromedotoxina. Ao ser ingerida, essa substância pode causar sintomas como vômitos, salivação intensa, perda de apetite, convulsões e distúrbios digestivos de até seis horas, que afetam o sistema cardíaco.
– Lírio: Conhecidas por sua diversidade de cores e formatos, as flores de lírio são usadas principalmente como ornamento em jardins. Suas espécies são consideradas plantas tóxicas aos pets, em toda a extensão de suas flores. O contato com elas pode causar irritação oral e ocular, alterações nas funções renais, dificuldade de engolir, alucinações e tornar a pele seca e avermelhada.
– Espada-de-são-jorge: Muitos acreditam que a espada-de-são-jorge traz prosperidade à casa, por isso existe em grande quantidade nos lares. Porém, mesmo que em pouca quantidade, ela também é uma das plantas tóxicas para animais. O contato com ela pode causar dificuldade de movimentação e respiração, salivação excessiva e irritações na pele.
– Espirradeira: Muito utilizada como ornamento de jardins, a espirradeira possui todas as suas partes tóxicas. Os sintomas de sua ingestão variam entre vômitos, diarreias, arritmias, paralisia ou mesmo a morte do seu animalzinho. Estes sintomas podem ser observados até 24 horas depois de que ele ingeriu as flores.
Preste muita atenção e mantenha seus pets longe de suas plantas e será possível viver em uma casa harmoniosa cheia de plantas e animaizinhos!
Roberto Rabello
Flores & Plantas
Roberto Rabello atende no seu atelier com hora marcada ☎️95486-5294
Instagram: @robertto.rabello – Facebook: Roberto Rabello Rabello