Acontece de 2 a 6 de maio, pela primeira vez no Brasil, o maior e mais importante festival internacional da arte circense no mundo, no País com o nome de 1st Cirque International Festival of Brazil Contest. O evento é realizado pelo Cirque La Force sob uma das maiores lonas já vistas nos últimos tempos no País, em uma área de mais de 10 mil metros quadrados, megaestrutura de som e iluminação. Um ambiente moderno, foyer especialmente cenografado para o festival.
Na capital paulista já desembarcaram artistas circenses da Ucrânia, Etiópia, Argentina e de outras cidades do Brasil, e estão a todo vapor com os ensaios no palco do circo. Nesta semana ainda chegam competidores da Rússia, Mongólia, Alemanha, China, Itália e Hungria, juntamente com participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul.
Além de o público poder prestigiar uma megaatração cultural inédita, o País receberá jurados ilustres para definirem a competição. Estão confirmados nomes como: Eugene Chaplin –da Suíça- e filho de Charlie Chaplin, atual presidente do Festival Internacional de Cinema de Comédia de Vevey e diretor do documentário “Charlie Chaplin: A Family Tribute”, entre outros espetáculos.
Peter Dubinsky, dos Estados Unidos, e presidente-fundador da Firebird Productions, Inc., empresa de entretenimento internacional que produz shows e oferece artistas para Walt Disney World.
Da Rússia virão Alexander Ogurtsov, vice-presidente e líder artístico do “Nikulin Moscow Circus” e Askold Zapashnyy, diretor artístico do Great Moscow State Circus e do Festival Internacional do Circo conhecido como IDOL.
Pavel Kotov, do Canadá, também estará entre os jurados. Ele é diretor de elenco do Cirque du Soleil e foi juiz da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Da França virá Thierry Outrilla, diretor artístico do famoso “Parisian Cabaret” em Paris. E completando o júri internacional estará Xiaoling Feng, da China, diretora da Cia. Xinjiang, com premiações em diversos festivais internacionais e nacionais.
Já o Brasil será representado por Wladimir Spernega no 1st Cirque International Festival of Brazil Contest, fundador da UBCI- União Brasileira de Circos Itinerantes e atualmente está na gestão do Grupo Beto Carreiro.
O evento é uma grande oportunidade para os talentos brasileiros apresentarem seus números e compartilharem experiências únicas com os participantes que vêm de outros países. “O festival é um acontecimento esperado há muito tempo no País. Um projeto que incentiva as atividades no segmento e expande a visibilidade da arte circense a um patamar com enorme qualificação”, afirma Jeferson Alexandre, produtor internacional e presidente do Cirque International Festival of Brazil Contest.
O festival foi criado em 1974 pelo Príncipe Rainier III com o nome de Monte-Carlo International Circus Festival e desde 2006 tem a Princesa Stéphanie de Mônaco na presidência. E o 1st Cirque International Festival of Brazil Contest seguirá os moldes da produção de Monte-Carlo, com o apoio da organização internacional do evento.
“Teremos aproximadamente 70 nomes com mais de 30 números de diferentes categorias da arte circense. Será um marco na história do circo no Brasil”, comenta Marlene Querubin, vice-presidente do projeto e empresária conhecida como a primeira dama do circo no Brasil.
Ao lado de Jeferson Alexandre, a direção do elenco está a cargo de Mathieu Laplante, produtor artístico do Canadá, fundador da Showtime Solution, tendo atuado por 10 anos no Cirque du Soleil. E coreografia por Vivien Fortes, que esteve no comando do Dancing Brasil como coreógrafa e atua há mais de 25 anos com dança. É formada em Ballet Clássico pela Royal Academy of Dance e durante sua carreira foi responsável por todas as coreografias de shows, videoclipes e programas televisivos da dupla Sandy & Júnior, por 14 anos. Também trabalhou com cantores conhecidos, como Daniel, Claudia Leitte e a dupla Chitãozinho e Xororó.
Os prêmios do 1st Cirque International Festival of Brazil Contest serão baseados em pontuações, com troféu “Ouro”, “Prata” e “Bronze”. Além dos oito ganhadores, haverá premiações para as categorias: Talento Brasileiro, Apresentação escolhida pelo público e Apresentações escolhidas pelos jurados.
A realização de um sonho
1st Cirque International Festival of Brazil Contest surge como a realização de um sonho impulsionada pela garra e perseverança de um jovem empreendedor brasileiro, Jeferson Alexandre. Sua trajetória artística começa aos 18 anos, quando Jeferson deixou a comunidade onde nasceu, na região do Grande ABC Paulista, e seguiu rumo ao Oriente. Viajando pela Europa, Estados Unidos e outros continentes, se deparou com o circo e foi encantado pela magia desse segmento.
Aos 22 anos, estreou como diretor artístico profissional de uma produção, sendo destaque por seu trabalho no Sheraton Walkerhill hotel casino, um dos mais prestigiados hotéis da Coréia do Sul.
Na Ucrânia, aos 24 anos, estudou na Universidade de Circo e, nesse mesmo ano, criou um número de transformação incrível ao lado de sua esposa ucraniana Anastasya, tornando-se referência no meio circense internacional.
Em solo americano, foi gerente do Cirque Dreams Production, passando por mais de 42 cidades no País. Ainda durante sua carreira, o brasileiro foi agenciador artístico, codiretor e mágico.
Hoje, Jeferson Alexandre é um renome em produção artística internacional, tendo elaborado espetáculos em diversas partes do mundo, como Estados Unidos, Itália, Filipinas, Coreia e Macau, na China. E pela sua empresa, La Force Productions, que há 16 anos cria e produz shows internacionais, traz para o Brasil um evento sonhado e esperado por artistas circenses há décadas.
“Através do seu sonho, Jeferson incentiva muitos artistas brasileiros com a produção inédita no Brasil. E estou muito feliz por fazer parte desse projeto incrível”, ressalta Marlene Querubin.
Parceria com a primeira dama do circo no Brasil
A paranaense Marlene Querubim é hoje uma importante personalidade para o cenário circense no País. É atual presidente da União Brasileira de Circos Itinerantes (UBCI), representante do Circo na Frente Parlamentar em defesa do espetáculo circense e empresária da Spacial Entretenimento.
A história com o picadeiro começou na juventude, enquanto era ainda uma estudante. Na universidade, já era envolvida com as artes cênicas, mas o amor pelo circo só veio após assistir a um espetáculo na companhia de uma amiga.
À época, então, Marlene abandonou a Universidade de Engenharia e
Ciência aos 19 anos para seguir a trupe. Com o circo, viajou para diversos estados brasileiros e outros países levando a arte do rir e se emocionar para as famílias.
A “Primeira Dama do Circo”, como foi nomeada em 1995, empenhou-se durante toda a sua vida para que a arte circense tivesse reconhecimento e espaço no Brasil. Foi a primeira mulher a comandar um grande circo em território nacional, precursor do chamado circo moderno: o Circo Spacial, que conta, hoje, com uma equipe de mais de 100 profissionais, entre artistas, técnicos administrativos e outras funções.
Atualmente, além de atriz e poetisa, Marlene Querubin é autora e escritora de livros. Ao todo, são cinco títulos, entre eles Marketing de Circo, Coração na Lona e Serragem nas Veias.
Para mais informações, acesse: www.cirquefestivalcontest.com.br