Mesmo sem o anúncio da categoria Ícone Fashion, no CFDA Awards 2016, especulava-se que Beyoncé receberia o prêmio. Nesta segunda-feira (6), em Nova York, foi confirmada, a cantora subiu ao palco e recebeu a homenagem das mãos do estilista Diane von Furstenberg.
Com um terno Givenchy ,cravejado de brilhantes em homenagem a uma produção usada por Michael Jackson, Bey emocionou a plateia com o seu discurso:
“Nenhum estilista queria vestir uma negra com corpo curvilíneo, não havia vestidos que me serviam. Minha mãe foi rejeitada em vários showrooms de Nova York quando procurava figurino para o Destiny’s Child. Então ela costurou à mão, com a minha tia, todos meus primeiros figurinos, com muito amor em cada detalhe. E, minha mãe, que é tão incrível, está aqui comigo esta noite. Eu te amo. A moda sempre fez parte da minha vida. De fato, a relação começou antes mesmo do meu nascimento. Meus avós não tiveram muito dinheiro e não podiam comprar os uniformes da escola para minha mãe. Minha avó os fazia em troca da educação da minha mãe. Anos depois, minha mãe fez o vestido com o qual vim ao meu primeiro CFDA. Ela costurou também o meu vestido de casamento e o de formatura… E a lista continua. Pra mim, é isto que a moda representa, a busca pela nossa própria identidade. Agradeço, então, à minha mãe, minha avó, minha tia… Obrigada por me ensinar a nunca aceitar o ‘não’ como resposta e me mostrar como aceitar riscos, trabalhar duro e viver sob meus próprios termos. Quero agradecer a cada estilista que cria vestidos para as pessoas inventarem suas próprias histórias.”