O helicóptero que caiu e transportava o ex-jogador de basquete Kobe Bryant, a sua filha Gianna Bryant e mais sete pessoas, na manhã de domingo, teve os áudios e dados divulgados nesta segunda-feira. O modelo S-76, registrado como N72EX, teve um último contato com a torre de controle de Los Angeles no momento em que sobrevoava sobre Calabasas, na Califórnia (EUA), quando estava voando em condições visual especial a 1.500 pés (450 metros).
Conforme o áudio divulgado pela “VASAviation”, o piloto é ouvido conversando com as torres nos aeroportos de Burbank e Van Nuys, pedindo autorização para a passagem. O helicóptero estava voando sob condições especiais de regras de vôo visual.
Logo após ter seu controle repassado ao Southern California Terminal Radar, o helicóptero perdeu contato via rádio, possivelmente porque voava abaixo do normal, o que comprometeu a propagação das ondas de rádio. O controlador informou antes da queda que o N72EX estava sobrevoando abaixo do ideal para aquela área.
“Você ainda está em um nível baixo para seguir um voo neste momento”, diz o controlador.
Menos de um segundo depois que a transmissão, o controlador perde o contato da aeronova no radar, mostrando que a mesma havia colidido em um terreno. Não há indicação de que houve uma chamada de socorro ou uma declaração de emergência.
Possivelmente, o acidente vai ser classificado como CFIT, acrônimo em inglês para “Colisão com o Solo em Voo Controlado”. Esse tipo de acidente ocorre quando a aeronave está com todos seus equipamentos e sistemas funcionando normalmente, mas o piloto colide inadvertidamente com o solo.
A causa mais comum para esta ocorrência é o fator humano. Isso pode variar desde uma incorreta leitura dos dados, o desconhecimento da área sobrevoada e até completa desorientação espacial. No caso de um voo SVFR, onde uma mudança abrupta de condições visuais é possível, o piloto pode ter perdido sua referência imediata com o solo, sem tempo suficiente para corrigir a rota.
Segundo as Regras Gerais de Operação e Voo (14 CFR Part 91) não é proibido que um helicóptero SVFR voe quando a visibilidade for inferior a 1 milha. Porém, o piloto é responsável por manter a separação vertical e horizontal do terreno. Por voar sob condições especiais, sem estar operando instrumentos, não existe vetoração do controle de tráfego aéreo, aumentando a exigência de consciência situacional por parte do piloto.
Veja o diálogo do helicóptero com as duas torres de controles:
17h13 – Torre de Controle (Burbank Tower): Helicóptero 72EX, Torre Burbank. Altímetro Burbank 30.19. A área de superfície da classe C de Burbank é IFR, digam as intenções.
17h21 – N72EX: Manter VFR especial, transição na 101 direção oeste
17h21 – Torre de Controle (Burbank Tower): Helicóptero 72EX, segure fora do espaço aéreo da classe C de Burbank. Eu tenho uma aeronave sobrevoando aí)
17h21 – N72EX:72EX segurando
17h22 – Torre de Controle (Burbank Tower): Vai ser um pouco. Eu tenho um avião a 9 milhas e depois você volta ao anterior… vai virar a base para a final em cerca de 3 minutos.
17h25 – N72EX: Ok, vamos continuar segurando.
17h26 – Torre de Controle (Burbank Tower): N72EX, Para fins de planejamento, você pode esperar fazer a transição para o lado normal do aeroporto. Acabei de falar com Van Nuys na linha e eles têm várias partidas de IFR saindo da pista 16, então você pode esperar seguir o 5 norte e atravessar esse caminho.
17h29 – N72EX: 72EX, Sem problemas
17h31 – Torre de Controle (Burbank Tower): 317P, Torre Burbank. Você pode esperar alguns minutos. Eu tenho um helicóptero VFR especial que preciso para fazer a transição. Ele está esperando há cerca de 15 minutos.
17h32 – Torre de Controle (Burbank Tower): … agora noroeste. Siga a via expressa 5, mantenha a condição VFR especial igual ou inferior a 2500 ‘
17h33 – N72EX: Mantenho VFR especial igual ou inferior a 2500′, sigo 5 em direção ao norte; 72EX
17h33 – Torre de Controle (Burbank Tower): N72EX, Roger, e você está liberado para a área de superfície da classe C de Burbank, do sudeste para o noroeste
17h33 – N72EX (Burbank Tower): Copiado isso, vamos manter o VFR Especial; helicóptero 72EX
17H33 – Torre de Controle (Burbank Tower): Na verdade, para a sua transição {..}, você só queria seguir o 118?
17h33 – N72EX: 118 e vamos percorrer Van Nuys para pegar a 101; 72EX
17H33 – Torre de Controle (Burbank Tower): Helicóptero 72EX, Roger
17h33 – Torre de Controle (Burbank Tower): Helicóptero 72EX, continue seguindo a 5 noroeste para entrar na 118 e Van Nuys o ajudará. O serviço de Radar está encerrado. Permaneça com esse grito, entre em contato com a Van Nuys Helicopters 119.0
17h36 – N72EX: 72EX mudando para Van Nuys
17h36 – N72EX: Van Nuys, helicóptero 72EX com você para a transição VFR especial, estamos atualmente a 1400 ‘
17h37 – Torre de Controle (Van Nuys Tower): Helicóptero 72EX, Van Nuys Tower. Calma, visibilidade 2 1/2, com 1100 ‘de céu encoberto, Van Nuys altimetro 30,16
17h37 – Torre de Controle (Van Nuys Tower): Aterrize na Van Nuys Classe D a nordeste de Van Nuys, ao longo da rodovia 118, na direção oeste. Aconselhe quando estiver em condições VFR ou quando estiver fora da Transição Van Nuys Classe D. abaixo de 2500 ‘
17h37 – N72EX: 772EX, aconselhamos na condição VFR e depois permanecemos os 118, estamos atualmente a 1400′ e temos 0235
17h37 – Torre de Controle (Van Nuys Tower): Helicóptero 72EX, obrigado. E quando você está livre de Van Nuys D, você queria falar com Socal?
17h37 – N72EX: Afirmativo, 72EX
17h38 – N72EX: Torre para 72EX, podemos começar – ir em frente e começar a virar para o sudoeste por 101?
17h39 – Torre de Controle (Van Nuys Tower): Helicóptero 72EX, aprovado, e você está em trafegando em condições VFR?
17h39 – N72EX: Condição de VFR 1500′, 72EX
17h39 – Torre de Controle (Van Nuys Tower):Helicóptero 72EX, obrigado. Entre em contato com a Socal agora 134.2 para seguir o voo
17h39 – N72EX: 34.2
17h40 – Torre de Controle (Socal ApproachTower): Helicóptero 72EX, se identifique.
(Aqui, o piloto não é ouvido devido ao mau receptor de rádio e/ou altitude muito baixa)
17h41 – Torre de Controle (Socal ApproachTower): Helicóptero 72EX, sim, você está seguindo um código 1200. Então você está solicitando um voo seguinte?
17h43 – Torre de Controle (Socal ApproachTower): Helicóptero 72EX, onde estão suas coordenadas?
17h44 – Torre de Controle (Socal ApproachTower): Helicóptero 72EX, você ainda está com um nível muito baixo para seguir o voo
(Contato perdido com o radar)
Empresa vai investigar caso
A Lockheed Martin, dona do Sikorsky S-76B, a marca do helicóptero que transportava Bryant, sua filha e outras seis pessoas, informou que abriu uma investigação para apurar as causas do acidente.
“Estendemos nossas mais sinceras condolências a todos os afetados pelo acidente de hoje com o Sikorsky S-76B em Calabasas, Califórnia. Entramos em contato com o NTSB e estamos prontos para fornecer assistência e suporte às autoridades investigativas e ao nosso cliente. A segurança é a nossa prioridade; se houver alguma descoberta acionável da investigação, informaremos nossos clientes do S-76′, comunicou a empresa pelas redes sociais.
As informações são do Extra.