Existem algumas mentiras que contamos para nós mesmos e insistimos em acreditar. A Mais Influente separou as maiores delas e queremos que você, assim como nós, aproveite este 1º de abril para deixar, de uma vez por todas, esses mitos para trás.
1. Amanhã eu começo
Essa é um clássico, né? Serve para a dieta, academia, poupança… E você sabe que não é verdade. Embora uma ou outra pessoa realmente comece (principalmente quando é domingo e o dia seguinte é segunda-feira), a maioria, não. Então aproveite o hoje para dar um gás nesse plano que você quer tanto ver concluído e não deixe mais para amanhã. Se a meta for emagrecer, já troque o lanche de hoje à noite por uma saladinha saudável. Academias low-cost abrem agora qualquer dia da semana, inclusive feriados, não tem mais desculpa. E, quanto à poupança, já separe agora uma quantia que possa dar entrada e deixe num envelope à parte. Na primeira oportunidade, abra uma poupança ou invista. Você vai se sentir bem melhor por dar um passo rumo ao objetivo.
2. Sou muito velho para isso
Outra que a gente costuma falar o tempo todo e não é nem um pouco verdade. Geralmente, voltada para a prática de esportes ou cursos. Tem gente que com 13 já não quer entrar no karatê, por vergonha de ser “muito velho para começar”, mas quando chega aos 23, percebe que já poderia ser faixa preta se tivesse dado início lá atrás. Aos 30, há quem sinta-se velho para entrar no no Inglês e, aos 40, quem evite a faculdade. Tem até quem não aceite começar um esporte aos 70. Pensa só: se a gente vai viver, na média, até a casa dos 80/90, um tempão da sua vida ainda pode ser fazendo o que você gosta. Mas tem de começar agora.
3. É melhor mentir que magoar alguém dizendo a verdade
Er… Não é bem por aí, né? Claro que não dá pra cuspir a verdade na cara do amiguinho. Mas também mentir não resolve nada. O ideal é sempre pensar muito bem em como contar o problema, seja ele qual for, e fazer isso na hora certa. Não deixe acumular demais, mas também não fale sem ter certeza de como lidar com essa situação. O importante também é que você tenha uma boa relação com a pessoa, para não aumentar de vez o pepino.
4. Se eu ignorar o problema, ele desaparece
Essa aqui, não vamos nem comentar. Infelizmente – ou felizmente, dependendo do caso – não temos varinha de condão para resolver tudo num passe de mágica. Mas também não adianta varrer para baixo do tapete. O fato é que precisamos lidar com as dificuldades da vida, mais ou menos como no item 3 da nossa lista. Para resolver qualquer problema, é necessário planejamento e paciência. Provavelmente, não será numa primeira atitude que você vai exterminar aquilo, mas não pode desistir. Assim que superar o obstáculo – e você conseguirá – o alívio e sensação de missão cumprida tomarão conta.
5. Se a pessoa parece feliz, ela está feliz
Não podemos nos deixar levar pelas aparências. Muitas vezes, alguém que parece feliz pode estar um caco por dentro. E, em caso de pessoas próximas, aí que devemos ficar de olho mesmo. Conversar muito ajuda a entender o que se passa naquele coração. Seja da família, amigo ou colega de trabalho. Pode acontecer até de nem ser alguém que você tem tanta intimidade e, mesmo assim, ela te escolhe para se abrir. Às vezes, é mais fácil assim. A verdade é que a gente nunca sabe o que o outro está enfrentando, a(s) batalha(s) diária(s) que ele luta. Por isso, amizade e respeito são sempre nossos melhores aliados.