PUBLICIDADE

casa & decoração

Banheiros e salas de banho devem ser ambientes aconchegantes e que proporcionam um toque de tranquilidade e praticidade, e não há momento mais apropriado para planejar a reforma desses espações e colocar o plano em prática do que o início do ano. Foi pensando nisso que nós e a Ideia Glass, empresa especializada em kits e ferragens para boxes, juntamente com a arquiteta Elaine Generoso preparamos um guia com uma série de cuidados e dicas para facilitar esse momento.

1) Avaliação do cômodo

Para evitar problemas futuros, é essencial contratar um profissional para fazer um levantamento do que é necessário ser feito no ambiente. Não é apenas a decoração do local que o morador deve levar em conta, é preciso ter consciência que, em alguns casos, não será possível fugir do quebra-quebra, além de modificações nas instalações elétricas e hidráulicas.

Um bom arquiteto irá diagnosticar as necessidades do local e irá aplicá-las ao projeto, evitando possíveis problemas com a mão-de-obra.

2) Praticidade

As pessoas estão buscando por projetos cada vez mais práticos e que tornem o dia a dia mais organizado e econômico, então é preciso analisar as necessidades de cada família.

Segundo a arquiteta Elaine Generoso, parceira da Ideia Glass, em um banheiro de casal é possível optar pela instalação de dois chuveiros e pia dupla, facilitando o uso do cômodo. “Um box que comporta a instalação de dois chuveiros é ideal para um banheiro compartilhando. Porém é sempre necessário avaliar a real necessidade disto, já que consequentemente a conta de energia ficará um pouco mais cara”, afirma.

3) Revestimento

De acordo com a Elaine, quando o assunto é revestimento, o ideal é sempre optar por cores mais claras e apenas alguns detalhes coloridos. “Normalmente, o banheiro não possui uma metragem muito grande, então quanto mais clean, melhor. Se utilizar tonalidades escuras e muitos objetos, o cômodo ganhará uma sensação de ser menor do que já é”, comenta.

Para quem deseja economizar no quebra-quebra, é possível utilizar revestimento com aplicação de argamassa de piso sobre piso, ou fazer uma pintura na colocação antiga.

4) Sustentabilidade

Em residências muito antigas, não se falava muito em economia de água, por isso é essencial trazer este ponto para o novo projeto. Para Generoso, é primordial ter em uma residência vasos sanitários com caixa acoplada ou com válvulas de descarga com acionamento duplo que podem reduzir o consumo de água em até 30%. Optar também por chuveiros e torneiras que oferecem esse diferencial é o melhor caminho para economizar.

5) Boxes

Como o box delimita um espaço maior, é necessário escolher um modelo que se adeque melhor ao projeto. Hoje é possível encontrar no mercado, inclusive boxes que podem ser guardados após o uso. É o caso do Box Certo, que permite uma abertura das portas em 180°, tanto para dentro quanto para fora, ficando compacto após o uso.

Segundo a arquiteta Elaine Generoso, esse tipo de box gera um design mais leve ao ambiente, pois não precisa de trilhos nem roldanas.

Outro modelo indicado para quem está querendo reformar o banheiro é o Flex – tendência para ambientes com pouco espaço -, já que a peça traz o estilo porta camarão, garantindo requinte e delicadeza em banheiros pequenos, médios ou, até mesmo, grandes.

Se o projeto for ainda mais requintado, a Ideia Glass oferece o Box Elegance Black Star, com roldanas na cor preta e oito cristais engastados, tornando-se peça chave para uma decoração luxuosa. “Quem procura modernidade e sofisticação vai se encantar com este modelo, visto que as pequenas pedras presentes no produto dão a sensação de estarem brilhando ao abrir e fechar as portas”, comenta o gerente da marca especialista em kits para boxes da Idea Glass, Érico Miguel.

Além disso, o Elegance Black Star pode ser instalado de três formas distintas: lateral, duas portas ou de canto.

6) Acessórios

Investir em uma reforma de qualidade vai render uma decoração inspiradora, para isso fique atento às tendências. Segundo a arquiteta, 2018 trará tonalidades, como o rosê, cobre e dourado para acessórios e objetos decorativos, que irão trazer um diferencial ainda maior às salas de banho.

7) Iluminação

Na hora de escolher a iluminação perfeita para o banheiro, é aconselhável buscar pontos estratégicos para instalar as lâmpadas e iluminar todo o local. “O banheiro precisa ser muito bem iluminado, então se não há entrada natural de luz, é necessário ter um bom projeto de iluminação. E engana-se quem pensa que as lâmpadas precisam ficar apenas no teto, é possível criar pontos de destaque no espelho, e até mesmo no box de banho”, explica Elaine.

A arquiteta acrescenta ainda que é possível ir além do design e levar ao banheiro terapias alternativas, como a cromoterapia. Para isso, a Ideia Glass já oferece ao mercado a possibilidade de aplicar luzes de led em seus modelos, como nos boxes Encanto e Luna.

Fotos: Divulgação