MULTICULTURALISMO NA COMUNICAÇÃO É TEMA DE EVENTO VIRTUAL DA UVA
Glamour Garcia, Helena Trajano, Carlos Tufvesson e Danrley Ferreira estão entre os convidados da 17ª Semana de Comunicação da instituição
O Multiculturalismo é uma discussão importante e essencial para a composição dos valores sociais e traz à tona a forma como se lida com as diferenças étnicas, culturais e religiosas. Seu reconhecimento na comunicação contribui para uma sociedade mais inclusiva e justa promovendo a igualdade entre ambientes de diversidade. Tais definições estarão presentes na 17ª Semana de Comunicação da UVA, intitulada de “Multiculturalismo na Comunicação”. A transmissão será via Youtube, no Canal CasaCom Conecta, entre os dias 24 e 28 de maio.
“O Multiculturalismo hoje é a agenda mundial e falar sobre esse tema é trazer para os nossos estudantes a percepção de que nós não vivemos em uma ilha e que respeitar as diferenças faz parte de uma vida em sociedade. Trazer essa temática para dentro da Universidade para formar estudantes dentro dessa perspectiva é também realizar a nossa máxima: profissionais são antes de tudo pessoas. As pessoas precisam estar profundamente conectadas com aquilo que tem de mais comum”, afirma Beatriz Balena, reitora da UVA.
Para compor as palestras, o ponto de vista de profissionais que dominam o assunto. Glamour Garcia, atriz e ativista pelos direitos LGBTI, e Carlos Tufvesson falam, na abertura, sobre o “O Multiculturalismo: a voz da diversidade brasileira”. Já Luiza Helena Trajano abordará o case de sucesso MagaLu em “A comunicação e a generosidade transformam”, no dia 25. À tarde Danrley Ferreira, ex – BBB e influencer, e Thiago Soares, pesquisador do programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco, debatem sobre “Cancelados x Amados: fake news, preconceito e política de cancelamento no paredão do maior reality show do Brasil”. No mesmo dia à noite, Marília Nogueira, produtora cinematográfica e diretora do Cabíria Festival, abre espaço para a “Representatividade Feminina”.
No dia seguinte, Luciana Coelho, secretária assistente de redação da Folha de São Paulo abordará os 100 anos do prestigiado veículo. À noite Christiano Vellutini e Gabriel Junqueira, ambos do Coala Festival, entram em ação e falam sobre o “Ritmo das marcas: a batida da pluralidade musical”.
No encerramento, Jorge Ramos, professor, jornalista e comentarista esportivo, proferirá a palestra intitulada “Rádio Roquete Pinto: a importância da rádio pública” e Rachel Rimoli, gerente de Creative Data da ArtPlan, mostrará que “O mundo é do Live Marketing”.
O professor André Ladeira, Diretor Acadêmico da Instituição – Campus Tijuca, um dos grandes apoiadores do projeto, diz que “a natureza humana é multicultural, negar isso é uma violência a nossa própria condição.
Mas sabemos que reside e somos movidos, na enorme complexidade das relações sociais, nossos desejos, paixões e descaminhos, e observa-se ainda que este contexto é muito agravado pela explosão tecno-comunicacional e suas influências comportamentais movidas por falsas lideranças e grupos estridentes.
O contraponto que busca o alinhamento para uma sociedade mais harmônica e empática nasce do conhecimento e o conhecimento nasce na Educação.
Essa é a grande contribuição que os diversos espaços educacionais podem promover: uma cultura enraizada em novos valores e com uma visão inovadora de mundo globalizado além das fronteiras econômicas”.
O evento conta com o patrocínio do Diário dos Acionistas e toda a programação pode ser conferida no Facebook @semana da comunicação uva. Para se inscrever, basta acessar https://linktr.ee/secom2021
Poesia Engarrafada
Sandra Gasparian, quando criança, escutava o moço gritar na rua onde morava: “garrafeeeeeiro” e corria para tentar descobrir o que ele havia conseguido garimpar. Com as lembranças do passado, a designer criou o projeto “Poesia Engarrafada” para semear beleza no ato de presentear os outros e a si mesmo. “Poesia engarrafada é carinho e amor dentro de garrafa”, declara Gasparian.@si.poesiaengarrafada
Louzieh lança linha de doces caseiros em sua loja
A Louzieh Doces, marca de maior sucesso no cenário de eventos em todo o Brasil, acaba de lançar, em seu café de Ipanema, uma seleção de doces caseiros em potes. A expert Louzier Lessa, que assina as suas obras de arte em formato de açúcar, criou uma Ambrosia, com raspas de laranja, que é pura tentação. Vale também investir nos Papos de Anjo, na saborosa Geleia de Morango e no Doce de Abóbora com Coco, com seus sabores marcantes, em receitas aprimoradas a cada geração.
Asas Coloridas
Recentemente, cientistas descobriram que, nas áreas desmatadas da Floresta Amazônica, as asas das borboletas estão menos coloridas. É uma marca clássica de mudança ambiental, detectada já no século XIX após a poluição causada pela Revolução Industrial.
Pensando nisso, a designer Monica Rosenzweig, que tem seu trabalho inspirado essencialmente pela natureza, lança uma coleção cápsula chamada “Asas Coloridas”, que ressalta tons vivos do verde e azul encontrado nos mares e nas florestas para lembrar que as atitudes individuais refletem no meio ambiente.
O trabalho de Mônica é totalmente artesanal e pode ser encontrado no Brasil e em Portugal, onde vive atualmente.