partir deste ano
as escolas brasileiras devem estar
100% adaptadas às novas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Uma delas diz respeito à Educação Financeira como habilidade
obrigatória na grade escolar.
A decisão do Ministério da Educação busca
de solucionar um problema crescente no país que é o endividamento e
inadimplência, comprovando que o Brasil precisa de educação financeira. “A obrigatoriedade do tema desde o
ensino básico, como
determinou a BNCC, com
certeza trará grandes resultados.
Pois é nesse período que se tem a melhor
absorção dos conteúdos, mostrando aos jovens uma realidade básica: é
preciso lidar com o dinheiro de forma inteligente”, explica o
especialista em educação financeira, Reinaldo Domingos, presidente da
Associação Brasileira de Educadores Financeiros
(Abefin).
Domingos conta que hoje já são cerca de 800 escolas com 300 mil crianças e jovens de todo o Brasil sendo educadas financeiramente pelo Programa DSOP
Educação Financeira nas Escolas, além de existirem muitos outros projetos em paralelo em todo o país.
Estudos e pesquisas indicam uma mudança
cultural, com a conscientização de que o ambiente escolar é o mais
propício para o ensino dessa disciplina. Comprovando ainda que a
família do aluno também é beneficiada.
“Há quem pense que as crianças não têm
discernimento para lidar com finanças”, relata o presidente
da Abefin, “porém notamos que com 4, 5 ou 6 anos elas já reconhecem o
dinheiro como um meio para
realizar sonhos. Isso nos faz acreditar em uma nova geração de pessoas
independentes financeiramente, mais realizadas e felizes”.
A educação financeira não se restringe
apenas aos alunos. Os professores são capacitados para dominar e então
disseminar o tema, e também os pais assistem palestras e têm
acesso a cursos online gratuitos. Dessa forma, a mudança comportamental é
trabalhada em toda a comunidade.
Famílias notam
resultados
Por conta dos resultados positivos sentidos nos
lares, cresce nos últimos anos o número de escolas em todo o país que
adotam o Programa DSOP Educação Financeira nas Escolas. Além
disso, 100% das crianças e jovens que recebem educação financeira na
escola, participam das discussões relacionadas às finanças da
família em casa.
Esse é um dos dados da 1ª Pesquisa de
Educação Financeira nas Escolas, uma parceria entre o Instituto de
Economia da UNICAMP, por seu Núcleo de Economia Industrial e da
Tecnologia (NEIT), o Instituto Axxus e a Abefin.
Ela também aponta que a grande maioria (71%)
dos alunos que têm aulas sobre o tema nas escolas ajudam os pais a fazerem compras conscientes. A pesquisa foi realizada com 750
pais/responsáveis de cinco capitais brasileiras, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Vitória.
Sobre a Abefin
A Associação Brasileira de Educadores
Financeiros (Abefin) é uma instituição idealizada pelo PhD Reinaldo
Domingos, em 2012, com a missão de regulamentar a atividade de
profissionais da educação financeira e garantir a qualidade deste serviço junto
ao mercado. Sua atuação tem amplitude nacional nos diversos segmentos da educação financeira.
Além de tratar a educação financeira como
uma habilidade comportamental, o curso também se destaca pelo uso da neurociencia
aplicada ao processo de aprendizagem, o que dará mais força ao seu
currículo.