Julio César da Silva Lima cresceu na comunidade do Jacaré, Zona Norte do Rio de Janeiro e desde pequeno teve paixão pela moda. Ele é sócio fundador da Jacaré Moda, uma produtora de casting criada no mesmo bairro com o objetivo de difundir moda e uma ideia de beleza que vai além dos estereótipos.
Interessado no universo das modelos, Julio absorvia por meio de programas de tv nos anos 80, e durante esse período, passou a sentir o desejo de provar que em sua região também existia informação de moda e beleza.
Depois da entrada do Plano Collor, diversas empresas de confecção estabelecidas na região foram fechadas e uma enorme quantidade de costureiras ficaram desempregadas e sem seus direitos. Foi quando montaram pequenas boutiques e iniciaram o primeiro centro comercial do Jacaré, com moda interpretada que as costureiras recebiam das grandes confecções.Em uma oportunidade de emprego, Julio tinha acesso a revistas de mora e foi então que passou a coletar suas informações. Viu então, que a beleza das garotas fotografadas também estava nas mulheres da comunidade e decidiu que era esse o caminho por onde iria ressaltar o nome do Jacarezinho.
Trabalhando de maneira independente, Julio realizou desfiles e workshops de moda e beleza na comunidade, mas não conseguia ampliar o projeto, até que, em 2014, conheceu Clariza Rosa, uma de suas sócias. “Estava terminando comunicação na PUC, tinha trabalhado em agências de publicidade e queria fazer algo com as comunidades de periferia”, conta ela em entrevista para a revista Elle.“Morei na favela até os 13 anos e sempre tive vontade de retornar para trazer um pouco do que aprendi. Afinal tinha circulado por muitos lugares, conhecido pessoas, morei fora do país e sei das barreiras que mulheres negras periféricas encontram nesses caminhos”, afirma Clariza. Ao lado do amigo Renan Kvacek, começou a procurar projetos até que Renan conheceu Julio César e tudo começou.
Em 2015, eles organizaram o desfile A Mais Bela entre Elas, que funcionou como um concurso. “A ganhadora fecharia um contrato com a Way, em São Paulo, e nós esquematizamos tudo”, explica Clariza. “Iríamos realizar apenas esse evento, mas durante o processo vimos que era possível evoluir.” Começava ali, oficialmente, a Jacaré Moda.
Fonte: Elle
Foto: Divulgação