PUBLICIDADE

zapping

Segundo pesquisas do Procon, uma caneta esferográfica em São Paulo pode ter uma diferença de até 260% no preço dependendo da papelaria onde está à venda. A fundação foi às ruas da capital paulista para checar a diferença no valor de itens que constam nas listas de material escolar.

Em uma loja, a caneta esferográfica fine 062 nas cores azul, vermelha e preta da Faber custa R1,75. Em outra, R$6,30 a unidade.

A pesquisa foi realizada em dezembro em nove estabelecimentos e conferiu os preços de: apontador, borracha, caderno, canetas esferográficas e hidrográficas, colas bastão e líquida, fita corretiva, giz de cera, lápis preto e colorido, lapiseira, marca texto, massa de modelar, papel sulfite, pintura a dedo, refil para fichário, régua e tesoura.

Após a comparação desses produtos entre as pesquisas de 2017 e a atual, foi constatado que, em média, o acréscimo foi de 9,25% no preço dos itens. O IPC-SP (Índice de Preços ao Consumidor de São Paulo) da FIPE, registrou no mesmo período uma variação de 2,45%.

Antes de ir às compras é bom verificar quais produtos da lista o consumidor já possui em casa e se ainda estão em condições de uso. Promover a troca de materiais didáticos também é uma opção, assim como, verificar as condições de pagamento dos estabelecimentos.

Foto: Reprodução