Escolher bem a plataforma para anunciar e negociar com atenção podem ajudar
Por ano, o mercado de seminovos no Brasil movimenta mais de R$14 milhões de reais. Segundo a Federação nacional das Associações dos revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), em 2018 foram comercializadas mais de 14 mil unidades, com destaque para veículos de 9 a 12 anos de uso, que cresceram 46,5%.
Se você está pretendendo vender o seu carro semi novo, é necessário ficar atento para não cair em golpes. Maurício Feldman, CEO da plataforma Volanty que conecta vendedores e compradores dá algumas dicas para você evitar prejuízos durante a venda.
“Para anunciar um automóvel é preciso procurar uma plataforma de confiança, que seja eficiente e segura. Embora os golpes sejam mais comuns na compra, quem vai vender o carro também precisa de segurança para efetuar a transação e foi pensando nisso que criamos a Volanty.” conta Maurício.
Escolha os locais nos quais vai anunciar
Antigamente, quem queria vender o carro tinha apenas os jornais impressos para anunciar. Hoje em dia existem diversos sites nos quais é possível incluir fotos, vídeos e informações do veículo. Procure por aqueles com boas referências, que proporcionem visibilidade ao seu anúncio.
Preste atenção aos links, faça anúncios confiáveis
Algumas plataformas de venda de seminovos sofrem com golpes que podem enganar o vendedor. Fique esperto com os links em que irá disponibilizar o anúncio, leia as recomendações de outros vendedores e crie anúncios confiáveis. Não perca tempo usando palavras apelativas como “carro muito novo”, “super conservado” ou “leia o anúncio”. Essa última aumenta a desconfiança sobre o estado do automóvel.
Prefira sites que fazem vistoria
Vender carro na internet pode ser um pouco mais complexo. É pelo anúncio que o comprador será convencido de que vale a pena se deslocar para um test drive. Os melhores sites para vender carro costumam ter especialistas de confiança para avaliar as condições gerais do veículo. O profissional tirará fotos que deverão aparecer no anúncio. Assim, as imagens do carro ficarão com um aspecto mais profissional, facilitando tanto a vida de quem tem interesse em comprar quanto a de quem deseja vender.
Valorize os sites que cuidam do anúncio para você
Lidar com uma negociação e não ter a segurança que o negócio vai acontecer ou ficar com receio de perder a venda pode levar o vendedor a se precipitar e fazer um mau negócio. Tudo isso pode ser evitado. Algumas plataformas oferecem a facilidade de anunciar o veículo e disponibilizam uma equipe para negociar conforme os termos combinados.
Tenha cuidado na hora da transferência
Vários documentos e formulários precisam ser preenchidos, taxas precisam ser recolhidas, além de departamentos de trânsito e cartórios que precisam ser visitados. Com isso, um tempo precioso será demandado para fazer a comunicação de venda e cuidar de burocracias. Isso também pode ser evitado com a escolha de uma boa plataforma.