foto: divulgação
Depois das festas de fim de ano o que mais precisamos é de uma desintoxicação. É nessa hora que a dieta detox entra em ação para livrar o corpo de tudo o que ficou no passado.
Esse tipo de alimentação é bem conhecida devido o aumento de nutrientes que traz ao corpo, ajudando a eliminar as toxinas.
Segundo Cintya Bassi, nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde, é recomendável comer e beber esses tipos de alimentos depois de ter consumido em exagero comidas gordurosas, industrializadas, muito açucaradas e que contêm grandes quantidades de sal e substâncias químicas.
Esses fatores mais o cigarro, estresse e poluição também acabam afetando a saúde nessa época do ano. Podendo até aparecer alguns sintomas diferentes, como constipação, dor de cabeça, baixa imunidade, inchaço, ansiedade, entre outros.
Para isso é importante começar com a dieta, pois os benefícios desse tratamento incluem a melhora de todos esses sintomas. Mas afinal, quais alimentos fazem parte desse procedimento?
De acordo com a nutricionista, frutas, verduras, legumes, peixes, ervas e chás são essenciais para reequilibrar a saúde do corpo, dando sempre preferência a produtos orgânicos e sempre lembrar de beber bastante água ao longo do dia.
Porém, ela recomenda que não é bom deixar os nutrientes das carnes e leite de fora da alimentação por muito tempo.“A ausência deles pode acarretar em diminuição no fornecimento de energia para as atividades diárias, perda muscular e carência de vitaminas e minerais. Por isso, a dieta detox tem que ser bem planejada e orientada. Diabéticos, gestantes e lactantes não devem segui-la”, comenta Cintya.
Confira abaixo a lista com alguns alimentos recomendados e suas funções na dieta detox:
Abacaxi: auxilia na eliminação de impurezas.
Gengibre: melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico e combate a constipação intestinal.
Berinjela: tem ação digestiva e laxante.
Couve: estimula a produção de enzimas que ajudam na eliminação de toxinas e é fonte de vitamina B.
Limão, laranja, kiwi e acerola: possuem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade.
Hibisco, chá verde: fonte de antioxidantes.
Fibras (biscoito, arroz, cereal, comida integral): equilibram os níveis de glicose no sangue.