Petrópolis está bombando com a FLISI – Festa Literária da Serra Imperial, realizada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, que teve início na quarta-feira (21/11). Presenças ilustres participaram na plateia como o presidente do Pen Club, Claudio Aguiar, e o pós-doutor em Estudos Literários, Leandro Garcia.
O titular a Academia Brasileira de Letras, Antônio Torres lotou o Cineteatro do Museu Imperial com sua palestra O Tom das Palavras, encantando o público com sua sensibilidade e talento.
A filha de Vinícius de Moraes, Georgiana de Moraes, também marcou presença, participando do Encontro Vinícius de Moraes, o Poeta Compositor, mediado pelo professor Leandro Rodrigues – UCP, que ocorreu na Casa da Educação Visconde de Mauá.
Diversas outras atrações movimentaram o meio literário/educacional como inauguração de Biblioteca do projeto Alegria de Ler, também do Instituto Oldemburg, exposições, oficinas, apresentações musicais, mesas de debate, dentres outras atrações.
Jesse Andarilho, autor dos livros Fiel e Efetivo Variável, arrasou em sua participação no Encontro Literatura Marginal animando os jovens presentes.
A mesa O Guarani, de José de Alencar a Carlos Gomes, com a doutora em Musicologia e Etnomusicologia, Maria Alice Volpe, e o titular do Pen Club e presidente da Academia Carioca de Letras, Alcmeno Bastos, mediados pelo historiador e diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira.
A FLISI vai até sexta-feira (23/11). A programação pode ser conferida no site: flisi.com
Confiram um pouco da Festa nas fotos de Karlos Louzada.
Andréa Lopes Garcia é jornalista, embaixadora do Rio e vice-presidente da Associação dos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro.