O diretor adjunto administrativo do Museu Nacional, Wagner William Martins, revelou na manhã desta segunda-feira (10), que parte do acervo de paleontologia e arqueologia foi visto em condições de serem resgatados.
“O acervo de paleontologia e acervo de arqueologia, temos informações de que já foram vistos em alguns armários, que para acessá-los precisa ser feita uma limpeza, retirar o entulho de cima, mas já foram vistos em condições de serem resgatados”, revelou o diretor administrativo do Museu Nacional.
Ele afirmou ainda que, no momento, há dois planos para serem executados no local. “Temos dois planos: um plano emergencial para garantir que não haja maiores danos tanto ao acervo, quanto às estruturas do prédio; e o plano de reconstrução, que é uma etapa que ainda vai entrar em planejamento.”, explicou Wagner.
O diretor informou aos jornalistas que a empresa que vai colocar os tapumes já foi contratada e o trabalho deve começar ainda nesta segunda (10).
“A função dos tapumes é proteger o entorno do museu e o acesso. É garantir que não tenha acesso à área pessoas não autorizadas ou indevidas. Sobre a reconstrução, temos várias equipes que ainda estão a caminho para montar esse plano de restruturação. Esse plano ainda vai ser construído. O que estamos focando nesse momento é a questão emergencial. São as garantias do início do trabalho de recuperação do acervo”, explicou.
Fonte: G1