PUBLICIDADE

《 ARQUIVO 》

Por: Tatiana Alvarenga*

Hoje vamos falar um pouco da importância na apresentação da comida. Isso mesmo! Você sabia que primeiro comemos com os olhos? Sim, “comer com os olhos” é uma expressão bem familiar, tendemos a apreciar a comida primeiramente pela sua apresentação, pela cor, pela forma e assim criamos uma expectativa.

Determinar a quantidade de um prato e arquitetura do mesmo não é uma tarefa fácil para os chefs, até chegarmos na proporção ideal e no empratamento perfeito, fazemos vários testes!

O prato precisa transmitir a alma do cozinheiro, amor, dedicação… É um conjunto, um entrelace entre beleza e sabor. Conhecer e se surpreender com o alimento está presente na vida do ser humano desde a introdução alimentar dos bebês, que nessa fase precisam explorar os alimentos oferecidos e iniciam assim a formação do paladar!

Nossas memórias gustativas nos acompanham pela vida toda, é um sentimento saudosista que nos traz boas lembranças. Nosso cérebro memoriza todos nossos sentidos sensitivos e a conexão da memória gustativa com a memória visual  é uma explosão gastronômica fantástica.

Por isso esteja sempre atento à sua percepção, faça experiência da próxima vez que olhar para seu prato, repare que não é só o tamanho e a quantidade de comida que ele tem, mas sim um conjunto entre apreciação visual e sabor. Tenho certeza que você viverá uma experiência incrível.


* Tatiana Alvarenga é carioca, tem 39 anos e é apaixonada pelos sabores da cozinha. Deixou sua formação inicial em Recursos Humanos e migrou para os estudos gastronômicos com força total. Atualmente cursando pós graduação em Gastronomia Funcional é Chef Executiva e empreendedora nata, comanda seus dois empreendimentos: Pote Verde e o buffet que leva seu nome.