O Instagram começou a testar na terça-feira (12/12) uma nova seção que pretende trazer postagens curtidas por seus amigos diretamente para dentro do seu feed. Dessa forma, algumas das fotos e vídeos que as pessoas que você segue curtiram poderão ser inseridas bem no meio da sequência de imagens que você confere atualmente ao abrir o app no smartphone.
Em outras palavras, o novo recurso vai misturar conteúdo original de pessoas que você segue com coisas que você provavelmente não vai ter tanto interesse.
Abaixo da caixa de pesquisas, já é possível ter acesso a histórias, vídeos e fotos de contas que o usuário não segue, mas pode estar interessado de acordo com suas preferências, analisadas pelo algoritmo do aplicativo. A diferença é que, agora, tais sugestões podem aparecer também em meio à linha do tempo tradicional.
Se isso lhe soa familiar, é porque o Facebook funciona exatamente dessa forma. O algoritmo da rede social traz um feed com postagens completamente curadas, dispensando qualquer noção de linha temporal ou consistência aparente. É importante, entretanto, lembrar que essa novidade no Instagram é apenas um teste por enquanto, mas pode acabar sendo integrada à plataforma eventualmente.
Exposição
Assim como no Facebook, alguns usuários podem achar que isso representa uma exposição exagerada das interações que as pessoas têm na rede social, e acabar migrando para outras soluções mais reservadas. Atualmente, se você quiser ver as postagens que seus amigos curtem, é necessário acessar a guia “Seguindo” dentro da área de notificações do app.
Outras atualizações
De acordo com o site The Next Web, o Instagram está testando um botão “repostar” nativo. Atualmente, se você quer compartilhar a foto ou vídeo de outro usuário, precisa salvá-lo no seu dispositivo ou usar um app de terceiros como o Regram.
Agora é possível salvar as histórias por padrão, em arquivo que só pode ser acessado por usuário – o recurso está no mesmo lugar onde ficam as fotos arquivadas. Além disso, é possível destacar as histórias no perfil e deixá-las disponíveis por mais de um dia – é a opção “Destaques da História”.
Também passou a ser permitido postar histórias pela versão web do celular, sem usar o aplicativo, e publicar fotos antigas (maiores que o limite anterior de 24 horas) na história.
Outra novidade é o “status da atividade”, exibido ao acessar a lista de mensagens diretas, mostrando se os contatos estão ativos (online) naquele exato momento ou quando foi o último acesso de cada um, com dados em minutos ou horas.
Por fim, será possível seguir hashtags, cujas fotos aparecerão diretamente no seu feed e na barra de histórias. Para aderir, basta buscar pela hashtag desejada e tocar no novo botão de seguir. Naturalmente, nem todas as fotos da hashtag aparecerão no seu feed, já que o conteúdo será filtrado por um algoritmo. E, claro, você pode personalizar seu filtro, informando quando não quer ver uma foto, ou interagindo com a publicação.
As novidades são liberadas aos poucos, basta manter o aplicativo atualizado.
Fontes: Tecnoblog e Tecmundo
Fotos: Reprodução; Divulgação/Instagram