Maio sempre foi considerado o Mês das Noivas. A tradição vem dos países do hemisfério norte, onde a primavera atinge seu ápice no quinto mês do ano espalhando cor e brilho, com as flores em seu esplendor. Também é a época em que as temperaturas se estabilizam, o que favorece as cerimônias em diferentes locais. Além disso, maio também é o mês das mães, a figura feminina mais importante e que influencia na escolha de datas para cerimônias românticas.
No Brasil, a tradição de casar nesse mês perdeu espaço. Os casais preferem realizar suas bodas em dezembro, por conta das férias e do 13º, que ajuda a pagar os custos com igreja, festa e lua de mel. Além disso, a época é a preferida para a viagem pós-núpcias, ainda que os preços subam.
Mas, seja o mês em que for o casamento, existem alguns destinos que estão sempre em alta para passar a Lua de Mel pelo Brasil. Se a opção for fazer uma viagem por dentro do nosso país, veja boas pedidas para essa viagem especial.
Gramado-RS
A Serra Gaúcha é sempre a principal pedida para casais que não gostam de calor. Com um clima intimista, Gramado oferece aos visitantes oportunidade de curtir um momento a dois tomando um vinho na frente da lareira. A região é especializada em itens de alta gastronomia, principalmente vinhos, queijos e chocolates. Diversas feiras oferecem produtos artesanais e de couro o ano todo, o que mostra que a cidade também é boa para compras.
A colonização germânica é preservada pelo município, o que possibilita belos passeios pelos mais bonitos pontos da cidade, como a Aldeia do Papai Noel. Quem prefere o contato com a natureza também pode aproveitar os parques e trilhas que chegam a belezas naturais incríveis como a cascata Véu da Noiva.
Prado-BA
Um paraíso de águas cristalinas no litoral baiano. Prado tem simplesmente 84 quilômetros de praia para oferecer aos seus visitantes. Sua paisagem é marcada pela presença de belas falésias brancas e vermelhas por sua costa. As vilas de Cumuruxatiba e Corumbau (uma das cinco praias mais bonitas do país) são algumas das mais procuradas pelos visitantes. Dependendo da época do ano, é possível realizar passeios de barco para lazer, mergulho ou ainda ver o espetáculo da natureza com a visita das baleias-jubarte.
Mas engana-se quem pensa que a cidade abriu espaço para o turismo exploratório. Prado ainda guarda suas tradições e raízes de cidade-vila que encantaram os portugueses quando chegaram no Brasil.
Bonito- MS
Para os casais que são adeptos ao ecoturismo, Bonito dá opções de sobra para uma visita. As paisagens naturais oferecem oportunidades para fotos incríveis, além, claro, do contato com a natureza em cachoeiras, grutas, nascentes e cavernas.
Em Bonito, o turismo sustentável é regra. Aos que gostam de esportes radicais, não faltam pontos de rapel, escalada entre outras opções. Mas o ponto alto mesmo são as aventuras subaquáticas com os mergulhos impressionantes em água doce na região, considerados por especialistas como um dos melhores do mundo.
Caldas Novas-GO
A cidade de Caldas Novas é um dos principais destinos para lua de mel no Brasil. O local possui termas naturais com capacidade terapêutica comprovada, opção sempre bem vista para casais. As água quentes chegam a até a 51ºC.
Mas, para casais que buscam opções diferentes, Caldas Novas também possui bosques, parques, cascatas, passeios a cavalo e uma agitada vida noturna. Além disso, as atividades esportivas aquáticas são diversas com parques que possuem grandes tobogãs e águas termais. Alguns hotéis oferecem até mesmo bares aquáticos.
Tiradentes-MG
Fechando a lista, aparece umas das cidades que mais conta histórias do país. Assim como outras do interior mineiro, o local guarda aspectos do período colonial, com suas charmosas ruas com pedras pé-de-moleque e seus preservados casarões. De noite, a iluminação é feita pelos lampiões nas portas dos históricos sobrados que continuam de pé e já serviram de locação para cenários de novelas, filmes e séries. É possível também passear pelas ruas com as charretes e guias turísticos especialistas em história nacional.
Tiradentes também soube se modernizar nos últimos anos, sendo sede de importantes festivais de cinema, gastronomia e cultua. A cidade se tornou reduto de intelectuais e artistas em busca de inspiração e boa prosa.
Fotos: Reprodução