Os batons líquidos estão cada vez mais ganhando espaço no gosto e no rosto de quem aprecia maquiagem. Primeiro, surgiram as versões líquidos do gloss e dos brilhos labiais, e hoje já existem linhas inteiras só de batons líquidos com as mais variadas cores.
“Os batons líquidos são modernos e versáteis e garantem uma boa cobertura, com maior duração”, explica Victor Rocha, maquiado.No entanto, ele ressalta que, para que o resultado final fique bom, é preciso tomar alguns cuidados. “Um erro comum é exagerar nas camadas, prejudicando o acabamento”.
Confira 4 razões para aderir ao batom líquido:
- Maior durabilidade: Os batons líquidos duram por mais tempo nos lábios que os batons em bastão, e por isso não é preciso retocá-los a toda hora. “Essa é uma grande vantagem para quem tem a rotina puxada. Não precisar se preocupar com o batom por muitas horas é um plus desses produtos”, comenta o maquiador.
- Facilidade de aplicação: “Os batons líquidos também são mais fáceis de aplicar que os batons tradicionais. “Com a própria haste do batom fica fácil delinear o contorno, deixando o desenho dos lábios mais definido”, afirma Victor. “Além disso, a haste dá mais firmeza e é mais difícil borrá-lo em comparação com o batom em bastão”.
- Cobertura uniforme: Outra vantagem é que os batons líquidos cobrem os lábios de maneira mais uniforme, sem deixar falhas, e cobrem mais os sulcos labiais. “Eles têm textura mais leve, por isso é mais fácil espalhar e disfarçam as linhas mais profundas”, comenta a consultora. “Isso acaba dando um acabamento melhor e mais jovial”.
- Cores intensas: Em geral, nos batons líquidos as cores ficam mais visíveis e intensas, dando um ar mais vivo e impactante para os lábios. “Com esses produtos, é possível realçar mais os lábios, pois as cores aparecem mais do que nos batons tradicionais, em que normalmente os tons ficam mais discretos. Por isso, os batons líquidos são os mais indicados para compor um visual impactante”, explica o consultor.
Confira agora as recomendações do especialista para não errar na aplicação do batom líquido:
- Não exagere nas camadas: Não é necessário passar o produto repetidas vezes. “Duas vezes, se passadas corretamente, são suficientes. Caso contrário, o excesso do produto pode escorrer um pouco, prejudicando o desenho pretendido”. Por isso, nada de exageros na hora da aplicação! Nesse caso, o menos é mais.
- Use a haste para aplicar: Para aplicar o batom líquido, o mais apropriado para garantir o bom resultado é usar a própria haste, e não um pincel de batom à parte. É que a haste já foi criada especificamente para aplicar o produto.
- Aplique primeiro no contorno: O ideal para que os lábios fiquem uniformes é primeiramente aplicar o batom líquido no contorno labial, e depois preencher a parte de dentro. “Isso evita que haja falhas no centro ou que o contorno fique desproporcional” explica o maquiador.
- Hidrate os lábios: Aplicar um hidratante labial antes de passar o batom líquido é uma boa ideia, já que o batom líquido seca bem rápido e, por ser de longa duração, pode deixar os lábios marcados. “O hidratante ajuda a uniformizar ainda mais o batom líquido nos lábios e facilita sua aplicação, fazendo com que a haste deslize melhor”.