O Uber é uma nova alternativa de locomoção, por vezes mais barata que o taxi, oferece um serviço que vem conquistando as pessoas. Porém, casos de golpe estão sendo registrados.
Algumas pessoas aproveitam que os carros da empresa não possuem identificação externa para aplicar a ação mal-intencionada. Mas é possível evitar que isso acontece seguindo cinco dicas.
1. Acompanhe o caminho que o carro está fazendo
O aplicativo permite que você acompanhe o trajeto do carro pedido. Por isso, atenção ao que mostra no mapa, caso o carro solicitado esteja ainda na rua de trás ou vem pelo lado contrário ao que se apresentou como Uber a você, provavelmente é um golpe.
2. Sempre cheque a placa do carro
Além de mostrar o trajeto, o aplicativo informa a placa, modelo e marca do carro. Mesmo sem saber como são os modelos de carro, preste atenção a placa do carro que se apresentou a você. Só entre se a placa corresponder a informada pelo aplicativo.
3. Nunca diga seu nome antes do motorista
O velho hábito de perguntar ao motorista se o carro é para a pessoa, citando o nome, saiba que essa atitude não é aconselhável. O motorista tem acesso ao seu nome, e ele deve perguntar se é para você.
4. Verifique se o motorista está usando o aplicativo
Os motoristas geralmente deixam o celular com o aplicativo aberto no painel do carro. Veja seu nome e sua foto para confirmar.
Em geral os motoristas deixam o celular com o aplicativo aberto no painel do carro. Lá, antes deles iniciarem a viagem, você pode ver seu nome e sua foto. Isso confirma que aquele motorista é o que foi designado para atender seu chamado.
5. Compartilhe sua localização
O aplicativo permite que você compartilhe a sua rota com familiares e amigos, mostrando onde está no Uber em tempo real.