Jovem e multitalentoso: o perfil de João Côrtes
Fotos: Gabriel Felix e Studio Faya
Estrelando comerciais na TV e chamando atenção pelos cabelos ruivos, João Côrtes tornou-se conhecido pelo público. A visibilidade permitiu que novos trabalhos surgissem e impulsionassem sua carreira. Artista desde pequeno, ele contou para a gente quais os planos para o futuro.
Você é filho de um produtor musical e de uma pedagoga. De onde veio seu interesse pela carreira artística? O meu interesse vem desde pequeno… Nem me lembro de quando eu comecei a me apresentar na festas que aconteciam na minha casa… Eu colocava fantasias, me maquiava e fazia todo mundo parar e assistir! Mas eu sempre fui muito apaixonado por teatro, por cinema e música. A arte sempre me atraiu, sempre me emocionou. Foi um percurso natural e quase inevitável.
Você ficou conhecido por estrelar vários comerciais. Como isso aconteceu? Foi bem simples, pra ser sincero. Tudo aconteceu de forma bem despretensiosa… Eu fiz um teste pra um filme de Vivo, dirigido pelo Fernando Meirelles. Passei no teste, e depois desse primeiro filme veio outro na sequência, depois um tutorial, enfim… O personagem foi dando pano pra manga, as pessoas começaram a criar um carinho pelo “Ruivo”, e isso só cresceu. Foi um processo muito gostoso!
Com toda essa visibilidade, em 2014, a Rede Globo te contratou para participar de um episódio da série “Os Experientes”. Você já tinha alguma experiência em atuar na TV? Teve muita dificuldade? Já havia participado de uma série pro GNT, chamada “3 Teresas”. Foi bem bacana. Mas nunca tinha feito nada no nível de dificuldade que foi “Os Experientes”. Além de ter sido meu primeiro trabalho de drama, foi, de longe, o projeto que mais exigiu de mim como ator. Mas me diverti e aprendi muito! Tive a honra de conviver e trabalhar com pessoas muito talentosas e extremamente dedicadas. Entre elas, Beatriz Segall, Quico Meirelles, Fernando Meirelles, Augusto Madeira, André Abujamra…
Depois disso você fez vários trabalhos tanto na TV quanto no cinema e nos teatros. Tem alguma preferência em atuar em alguma dessas áreas? Olha… Eu amo muito essas três plataformas, mas não posso mentir: cinema sempre foi minha paixão maior. Foi o que, inicialmente, me atraiu pra essa profissão.
Você também é conhecido por interpretar papéis com mais humor. De onde veio essa “veia cômica”? Acho que do meu pai… Ele sempre foi o piadista, sempre mantendo o bom humor, sempre fazendo piadas… Isso fez toda a diferença no meu crescimento, e de certa forma, eu adotei isso pra vida. Mas eu sempre gostei de fazer humor. Eu tenho uma visão cômica da vida e acho isso extremamente saudável.
Qual a maior dificuldade que você já encontrou na carreira?Falando de carreira, eu acho que o mais difícil, pra m im, é aprender a lidar com a fama. Com essa visibilidade, com a inevitável perda da privacidade, por vezes… É bem delicado entender que, quando se tem fama, tem de abrir mão de certas coisas, fazer algumas transformações no modo de viver.
E seu trabalho mais marcante, qual foi? Eu posso citar “Os Experientes” e as duas temporadas de “O Negócio”, na HBO.
Agora falando de vida pessoal, o que costuma fazer nas horas vagas? Como aproveita seu tempo livre? Eu gosto muito de manter uma rotina de exercícios. Adoro correr no parque, andar de bike, mas também amo música. Pratico piano e canto sempre que posso!
Você é ligado a esportes? Pratica algum? Pratico corrida e natação, são meus preferidos.
E quando o assunto é beleza, tem muitos cuidados? É um homem vaidoso? Sou vaidoso sim, mas com limite. Eu cuido bastante da pele e do cabelo. Ao mesmo tempo, eu procuro nunca me levar tão a sério, então é uma questão de conseguir equilibrar os momentos de vaidade, e os momentos de desleixo.
Você se considera um cara romântico? Do tipo que quer casar e construir família? O que uma garota precisa ter/fazer para te conquistar? Sim. Nesse sentido eu sou bem romântico. Quero casar e quero muito ter filhos. Mas o principal pra me conquistar é ter senso de humor, se tiver senso de humor, já ganhou 90%.
E para finalizar, anda pensando muito no futuro? Quais são seus planos pessoais e profissionais? Penso diariamente no futuro. No lado profissional, eu terminei recentemente de escrever meu primeiro longa-metragem como roteirista, e pretendo dirigi-lo em 2018, o filme chama-se “Nas Mãos de Quem me Leva”. Além disso, eu vou lançar meu disco, no qual estou trabalhando com meu pai em arranjos de músicas conhecidas e originais, com big band e orquestra.
Ping-Pong
- Nome: João Côrtes
- Idade: 22 anos
- Local de nascimento: São Paulo
- Peso: 70kg
- Altura: 1,78
- Apelido: Juco.
- Qual é sua maior qualidade? Comunicação.
- E seu maior defeito? Insegurança.
- O que você mais aprecia em seus amigos? A capacidade serem que são, sem se julgar.
- Sua atividade favorita é: Cantar.
- Qual é sua ideia de felicidade? Morando com alguém que amo muito, numa casa na natureza, com muitos cachorros.
- Quem você gostaria de ser se não fosse você mesmo? Alicia Keys.
- E onde gostaria de viver? Numa praia paradisíaca.
- Qual é sua viagem preferida? Para minha casa de praia, no Litoral norte de SP.
- Qual é sua cor favorita? Azul.
- E qual é sua comida favorita? Macarrão ao sugo.
- Um animal: Leão.
- Quais são seus atores preferidos? Leonardo Dicaprio, Daniel Day Lewis, Wagner Moura, Irandhir Santos, James McAvoy.
- E seus cantores? Harry Connick Jr., Amy Winehouse, Matt Corby, Jamie Cullun.
- O que você mais detesta? Desrespeito e egocentrismo.
- Que dom você gostaria de possuir? Voar.
- Uma mania: Cantar e coçar a cabeça.
- Um sonho de consumo não realizado: Já tenho mais do que um dia imaginei ter na minha idade.
- Uma lembrança de infância: Minha casa no Horto Florestal. Meus cachorros. E um balanço pendurado numa árvore.
- Qual é seu maior medo? Altura.
- O que o irrita? Falta de noção.
- O que ou quem é o maior amor de sua vida? Meus irmãos.
- O que você considera a sua maior conquista? Meu apartamento.
- Qual é o seu maior tesouro? Minha família.
- Defina-se em uma palavra: Extrovertido.