PUBLICIDADE

filmes & séries

Coprodução Brasil-França disputa na competição de curtas da Semana da Crítica

Crédito: Divulgação | Materiais para Download | Fotos: Making of

Tem mais Brasil no Festival de Cannes. O curta-metragem “Samba Infinito”, de Leonardo Martinelli, com participação especial de Gilberto Gil e Camila Pitanga, fará sua estreia mundial no festival francês dentro da competição de curtas da Semana da Crítica, mostra paralela de Cannes, que tem como objetivo destacar realizadores promissores. A trama acompanha o carnaval de um gari, que, após perder sua irmã, encontra uma criança perdida na rua e decide ajudá-la. O filme é protagonizado por Alexandre Amador e marca a estreia do ator-mirim Miguel Leonardo.

“Dirigir esse elenco foi uma das maiores honras da minha carreira. O filme é profundamente inspirado no repertório artístico e na filosofia de Gilberto Gil, então tê-lo no elenco foi uma alegria imensa. Ao lado dele, os talentos luminosos de Camila Pitanga e do nosso protagonista Alexandre Amador formam um trio que brilha na tela”, declara Leonardo Martinelli. O cineasta destaca ainda a importância da narrativa brasileira em um dos maiores eventos do audiovisual do mundo: “estrear em Cannes, o maior festival de cinema do mundo, é algo muito significativo para toda nossa equipe. Temos uma obra que reflete as belezas e contradições do Carnaval, além da força simbólica do trabalho de um gari durante essas festas.”

Para Lucas Rossi, da Baraúna Filmes, produtora do curta, a seleção para Cannes é especialmente significativa. “Produzir este filme foi um desafio maravilhoso. A gente conseguiu unir um elenco e uma equipe repleta de gente talentosa e alto astral, eu acredito muito que tudo isso chega lá na tela. A Baraúna tem vários curtas que rodaram muitos festivais, mas essa seleção é diferente, não só por ser o festival de Cannes, mas por ser um momento onde o cinema brasileiro está se fortalecendo muito lá fora. É muito legal pra gente participar deste diálogo. Além disso, é o primeiro filme da produtora que não é dirigido por um dos sócios – eu, Renan ou Morotó. Gostamos muito do cinema do Léo e foi um prazer imenso poder contribuir na trajetória dele realizando o “Samba Infinito”. O filme é lindo e é uma viagem no tempo também, estou ansioso para ver na tela grande, com som alto e dentro de uma sala escura”, conta.

Realizado com apoio da RioFilme, CNC e France Télévisions, “Samba Infinito” é uma co-produção da Baraúna Filmes (Brasil), Pseudo Filmes (Brasil) e Les Valseurs (França).

FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Leonardo Martinelli

Estrelando: Alexandre Amador, Miguel Leonardo, Camila Pitanga, Gilberto Gil

Produção: Renan Barbosa Brandão, Rafael Teixeira, Leonardo Martinelli, Lucas H. Rossi, Clara Marquardt, Justin Pechberty, Damien Megherbi

Co-produção: Giulia Butler

Produção Executiva: Lucas H. Rossi, Rafael Teixeira, Renan Barbosa Brandão, Leonardo Martinelli

Direção de Fotografia: João Atala

Direção de Arte: Ananias de Caldas, Brian Thurler

Figurino: Ana Avelar

Montagem: Lobo Mauro

Trilha Musical: André Mendonça, Fabio Carnèiro

Som Direto: Victor Tigronez

Edição e Mixagem de Som: Fabio Carnèiro

Produção de Elenco: Pedro Henrique França

Elenco de Apoio: Dida Camero, João Fontenele

 

SINOPSE

Durante o Carnaval carioca, um gari enfrenta o luto pela perda da irmã enquanto cumpre suas obrigações de trabalho. Em meio à folia dos blocos de rua, ele encontra uma criança perdida e decide ajudá-la.

Leonardo Martinelli | DIRETOR, ROTEIRISTA E PRODUTOR

Leonardo Martinelli (1998) é um cineasta carioca, que atua como diretor, roteirista e produtor desde 2017. Cresceu, estudou e vive na Zona Norte do Rio de Janeiro. Em 2021, seu filme Fantasma Neon ganhou o Leopardo de Ouro de curta-metragem no Festival de Locarno. Em 2023, este mesmo curta entrou em cartaz nos cinemas comercialmente, distribuído pela Vitrine Filmes. O curta foi finalista no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e foi escolhido como Melhor Curta Brasileiro do ano pela ABRACCINE. Somados, os seus curtas foram selecionados em mais de 400 festivais de todo o mundo, incluindo Cannes, Locarno, Toronto, San Sebastián, BFI London, Palm Springs, Montreal, Biarritz, Toulouse e outros. No Brasil, já foi premiado com três Kikitos no Festival de Gramado e dois Troféus Redentor no Festival do Rio. Uma sessão com toda sua filmografia foi destaque no 63° Festival de Cartagena, tornando-o o cineasta mais jovem da história do evento a receber esse reconhecimento. É mestre em Comunicação e atualmente desenvolve seu primeiro longa-metragem, selecionado para a Locarno Residency e Hubert Bals Fund.

Baraúna Filmes | PRODUTORA

Empresa produtora brasileira localizada no Rio de Janeiro, possui 10 anos de existência com foco na realização de filmes autorais. Na sua trajetória produziu 15 curtas-metragens e foi co-produtora de 02 longas-metragens lançados comercialmente. Onde se destacam os curtas-metragens “Quando Morremos à Noite” (Ficção 2010), “Todos Esses Dias Em Que Sou Estrangeiro”(Ficção 2014), O Vestido de Myriam( Ficção 2018), Ao Final da Conversa Eles se Despedem com um Abraço ( Ficção 2018), Atordoado Eu Permaneço Atento ( Documentário 2020), Ser Feliz no Vão(Documentário 2021), Último Domingo (Ficção 2022) e os longas-metragens “A Morte Habita à Noite” (Ficção 2020 premiado no BrLab 2014 com o Prêmio Cinéma en Développement do Festival Cinelatino Rencontres de Toulose, projeto participante também do Brasil CineMundi e Plataforma-Lab, com distribuição  da Vitrine Filmes, teve sua word première na Secção Bright Future do 49º Festival de Rotterdam 2020 e Othelo – O Grande (Vencedor de melhor documentário no Festival do Rio 2023) realizado em parceria com o Canal Brasil, Globo Filmes e GloboNews. Os filmes da produtora possuem passagens em mostras competitivas de festivais como Festival de Rotterdam,  Durban International Film Festival , Festival Internacional do Novo Cinema Latino Americano de Havana, Cinélatino Rencontres de Toulouse, Chicago Film Festival, Biarritz Amerique Latine, Festival Internacional de Santiago e nos principais de cinema do Brasil como Festival de Gramado , Festival do Rio ,Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Mostra de Cinema de Tiradentes, Cine Ceará, Festival Guarnicê de Cinema, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro entre outros. Acumulando mais de 180 prêmios  em sua trajetória.

Les Valseurs | PRODUTORA

Les Valseurs é uma produtora e distribuidora cinematográfica francesa fundada em 2013 por Damien Megherbi e Justin Pechberty. Eles receberam o Prêmio César de Melhor Curta-Metragem de Animação em 2019 por Wicked Girl, de Ayce Kartal, e uma indicação ao Oscar pelo curta-metragem Nefta Football Club, de Yves Piat, em janeiro de 2020, com destaque para filmes como: Meninas Formicida (2017) de João Paulo Miranda Maria (curta-metragem) – estreado na Mostra di Venezia 2017, Nefta Football Club (2018) de Yves Piat (curta-metragem) – indicado ao Oscar de 2020 de Melhor Curta-Metragem, La Muerte de un Perro [ 3 ] (2019) de Matìas Ganz – estreado no Tallinn Black Nights Film Festival de 2019, Fendas (2019) de Carlos Segundo – estreado no Festival de Cinema Documental de Marselha 2019, She Runs(2019) de Qiu Yang (curta-metragem) – estreou na Semana da Crítica de Cannes de 2019, The Diver (2019) de Michael Leonard e Jamie Helmer (curta-metragem) – estreou na Mostra di Venezia 2019, Famadihana (2020) de Hugo Rousselin (curta-metragem) – estreou no Festival de Cinema Francês-Americano de 2020, Electric Bodies (2020) de Antoine Janot (curta-metragem) – estreou no Festival L’Étrange de 2020, Martin caiu de um telhado (2020) de Matias Ganz (curta-metragem) – estreou no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand de 2020, Sideral (2021) de Carlos Segundo (curta-metragem) – estreado no Festival de Cinema de Cannes 2021, Big Bang (2022) de Carlos Segundo (curta-metragem) – estreado no Festival de Cinema de Locarno 2022 , Pardino d’Oro, As criaturas que derretem (2022) de Diego Céspedes (curta-metragem) – estreado na Semaine de la critique 2022, Aunque es de noche (2023) de Guillermo García López (curta-metragem) – estreado no Festival de Cinema de Cannes de 2023, Sem Coração (2023) de Nara Normande & Tião – estreado em 2023 Veneza Orizzonti.