PUBLICIDADE

Miriam Freitas

Comer bem e viajar estão entre os maiores prazeres da vida, e não são poucas as pessoas que unem essas duas paixões para criarem um itinerário gastronômico

Cada país, cada região ou até cidade tem sua peculiaridade quando se trata de comida. No entanto, alguns países são reconhecidamente especiais nesse quesito. 

É quase um consenso o amor que os brasileiros têm por sua culinária. Com raízes, temperos e tradições próprias, nossa identidade como país passa por iguarias como a feijoada, o pão de queijo e a coxinha entre tantos outros pratos típicos. Mas, aparentemente, este afeto não se restringe apenas a quem mora no Brasil: a culinária brasileira é a 12ª melhor do mundo, segundo a enciclopédia gastronômica online Taste Atlas, que reúne mais de 49 mil especialistas e já catalogou cerca de 10 mil comidas tradicionais pelos continentes.

Segundo a plataforma, a picanha, um dos cortes mais queridos do churrasco brasileiro, conquistou o 2º lugar na lista dos 100 melhores pratos do mundo. O corte bovino perdeu apenas para o karê, espécie de curry tradicional japonês. O Brasil também aparece no ranking com a vaca atolada (na 29ª posição), a moqueca (49ª) e o feijão tropeiro (50ª).

Baseado na votação popular internacional de ingredientes, pratos e bebidas, o ranking Taste Atlas Awards  elegeu as melhores culinárias entre 95 países e os 100 melhores pratos típicos ao redor do planeta.

 O topo do ranking ficou nas mãos da Itália, país de grande influência na cultura e culinária brasileira, conhecido por suas massas. O top 10 ainda conta com França – o que não surpreende, pois gastronomia francesa é quase sinônimo de algo rebuscado e de qualidade – e Índia, uma escola gastronômica muito difundida no mundo todo, mas pouco explorada no Brasil.

No entanto, quem levou a melhor como a culinária mais amada do mundo foi a Itália, com destaque para queijo Parmigiano Reggiano, prosciutto toscano, risoto de funghi e pesto genovese. O país das massas foi seguido pela Grécia e pela Espanha no top 3.

Itália

Apreciada em todo o mundo, a gastronomia italiana é baseada em alimentos frescos e típicos do local, tais como massas, pizzas, queijo, tomate, frutos e vinho. À mesa, poderá ficar a conhecer várias regiões do país, desde a Sicília à Toscânia, com diversas formas de confecionar alimentos e belas paisagens por descobrir. Além disso, a Itália é um país com uma diversidade cultural muito rica, o que se reflete nas influências gastronómicas. Passeie por várias cidades e localidades italianas, num roteiro único, que incluirá também visita a várias trattorias típicas onde poderá provar as iguarias e ficar a saber mais sobre a gastronomia local.

 Grécia

 A culinária  na Grécia como outras mediterrâneas, foi moldada pela “Tríade Mediterrânea” de azeitonas, grãos e uvas.

Por isso, as azeitonas e o vinho são essenciais, enquanto o trigo é o grão básico. Muitas receitas exigem o uso de azeite de oliva! Mas também incluem vegetais como tomate, berinjela e quiabo.

Para dar ainda mais sabor às comidas gregas, é comum o uso de ervas e temperos como orégano, menta, tomilho e erva-doce.

Outro ponto interessante da culinária grega, é que o clima e o terreno do país favorecem a criação de cabras e ovelhas em vez de gado e os frutos do mar têm muito destaque na dieta costeira grega.

Espanha

A paella é um prato típico da Espanha e com certeza uma das comidas mais conhecidas do país. Originária da região de Valência, a paella é um arroz temperado com açafrão e preparado em uma paellera, uma panela rasa e larga. 

O grande segredo dessa iguaria está no caldo – geralmente feito com frango, coelho, frutos do mar, legumes e feijão – adicionado ao arroz enquanto ele cozinha. O resultado é um prato delicioso e aromático, com um sabor único e inesquecível.

Não  poderia  de citar a gastronomia Francesa

Do Norte ao Sul de França, este país é o berço de muitos chefs conceituados por todo o mundo. Desde os alimentos frescos, com grande foco nos legumes, carne, peixe, molhos elaborados, pastelaria de luxo e técnicas culinárias avançadas, França é universalmente conhecida pela gastronomia. Descubra Paris através de um tour gastronômico que passe pelos bistrôs mais conceituados (e bonitos, já que muitos são verdadeiras obras de arte e de arquitetura francesa). Não deixe de visitar a região vinícola, como Bordéus, onde desfrutará de vinho de excelente qualidade, acompanhado de refeições caseiras e deliciosas.

Quem ocupa a lanterna do ranking das melhores culinárias entre os 95 países listados é a Noruega, junto de Marrocos e Letônia.

O top 10 países com as melhores culinárias do mundo, segundo o Taste Atlas:

  1. Itália
  2. Grécia
  3. Espanha
  4. Japão
  5. Índia
  6. México
  7. Turquia
  8. EUA
  9. França
  10. Peru

Agora é só conferir essas maravilhosas iguarias gastronômicas do mundo!!!!

Fotos- divulgação 

Por: Míriam Freitas 

Colunista social