Por: Sylvia de Castro
Colaboração: Amaro Leandro
Bianca Gibbon lançou sua coleção Hemero com lindo desfile na Casa da Glória, ao ar livre, aproveitando o dia azul de sol, ao som de conjunto de mulheres. Uma moda confortável, privilegiando a alfaiataria com muito branco e bege, com comprimentos variados, do short a calça comprida, dos minis aos longos. Fotos Renato Wrobel.
Viva o Dia Internacional da Mulher!
Lindonice de Brito teve a ideia de celebrar o Dia Internacional da Mulher reunindo 25 mulheres para participar de uma roda sobre violência, feminicídio, desigualdade, patriarcado e discutir o poder transformador feminino. Representantes da sociedade, da comunidade, da educadora, da arte, da doméstica, da empresária, da médica, da advogada, da passista e da carnavalesca vão produzir um documento que vai ser distribuído às autoridades para que possam compreender que a lei precisa mudar. A empresária Thereza Collor participou virtualmente. A psicanalista Carla Moutinho foi a palestrante e a índia Aygo, da etnia bororo, veio do Mato Grosso falar sobre as superações das mulheres índias.
O imortal Ruy
O jornalista e escritor Ruy Castro tomou posse na Academia Brasileira de Letras, cadeira 13, que era do ex-ministro da Cultura Sérgio Paulo Rouanet. Mineiro de nascimento e carioca de coração, o novo imortal, famoso por suas biografias, como de Garrincha, Carmem Miranda e Nelson Rodrigues, foi eleito com 32 dos 35 votos dos acadêmicos. Fotos Cristina Lacerda.
Os 90 anos da senhora embaixatriz
Teve festança no condomínio Village São Conrado pelos noventa anos da embaixatriz Christina Veras, filha do José Lins do Rego. Coquetel e jantar sentado com direito à pista de dança, flores e decoração por Paulo Jorge. A literatura unia os inúmeros convidados. Fotos Marco Rodrigues.
Centenário de arte
A Danielian Galeria está exibindo até o dia 18 a exposição “Uma Visão da Arte – Centenário de Franco Terranova e o legado da Petite Galerie”, em homenagem ao lendário poeta e marchand Franco Terranova (1923-2013), com um conjunto de mais de 150 obras, entre desenhos, gravuras, pinturas e esculturas de mais de 70 artistas que participaram de exposições individuais e coletivas na Petite Galerie, que entre 1954 a 1988 ocupou um lugar de destaque, muitas vezes pioneiro, no circuito brasileiro de arte, com a presença constante de artistas e intelectuais, como Ferreira Gullar, Mário Pedrosa, Millôr Fernandes e Rubem Braga. Franco Terranova teria completado 100 anos em 9 de março. A curadoria é de Paola Terranova – a caçula dos quatro filhos de Franco e Rossella Terranova, a bailarina e coreógrafa com quem ele foi casado de 1962 até sua morte – que está à frente do acervo da Petite Galerie, em um espaço na Lapa, e comenta que para esta exposição comemorativa foram restaurados mais de 80 trabalhos. “Franco Terranova era antes de tudo amigo dos artistas, um apaixonado pela arte, e pretendemos fazer uma exposição que retrata seu olhar ao mesmo tempo afiado e afetuoso”, diz. Fotos Cristina Lacerda.
Um ano de Clan
Noite de gala do Troféu JK
Novo point
Fim de semana na Fazenda
Surpresa!
As amigas se reuniram para comemorar o aniversário de Alda Soares com almoço surpresa, regado a vinho, no restaurante Itaoca, no Rio Design Leblon.