PUBLICIDADE

corpo

A celulite não é uma condição médica grave. Porém, é considerada um imenso desconforto para a maioria das mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 95% da população feminina é acometida pelos furinhos indesejados que deixam desníveis na pele e são causados pelo acúmulo de gorduras, toxinas e água nas células. Estes, que podem ser resultado de condições hormonais, genéticas, ou externas, como má alimentação, sedentarismo, uso de anticoncepcionais e até mesmo o tabagismo.

De acordo com a fisioterapeuta dermato-funcional, Ingrid Peres, “As alterações no tecido gorduroso em conjunto com modificações na circulação, e hormonais que aumentam o tecido fibroso são alguns dos fatores que causam aparência de casca de laranja na pele. Nos graus avançados, a celulite pode até causar dor, porque promove a compressão de terminações nervosas locais”, explica. 

Abaixo, a especialista separou cinco dicas  para prevenir e tratar esse grande incômodo feminino. Confira:

Alimentação Saudável – Apostar em uma dieta balanceada ajuda na redução da gordura corporal e, consequentemente, melhora a aparência da pele. Um cardápio composto por frutas, legumes, verduras, e alimentos com fibras é importante para ingestão de antioxidantes que favorecem a eliminação de toxinas. “O consumo em excesso de refrigerantes, doces e sódio pode aumentar o problema, porque fazem o organismo reter mais líquido”, pontua a especialista.

Hidratação – Ingerir 2 litros de água por dia auxilia na eliminação de toxinas, pois grande parte delas são expulsas do organismo por meio do suor e urina. Se não houver hidratação suficiente esse processo fica comprometido.

Exercícios Físicos – A prática de atividade física favorece na queima de gorduras, melhora o metabolismo e a circulação sanguínea. “Alterne exercícios aeróbicos e fortalecimento para eliminar gordura e combater a flacidez”.

Abandone o cigarro – Fumar prejudica a circulação, diminui a quantidade de oxigênio, nutrientes e aumenta a produção de radicais livres. Fatores que juntos estimulam o aparecimento da celulite.

Tratamentos estéticos – Aliados às outras dicas, os procedimentos podem ajudar a diminuir o incômodo em um menor espaço de tempo. “Um dos tratamentos mais modernos é o Shock Wave, técnica não invasiva que utiliza ondas acústicas de intensidade elevada para gerar alto impacto que atingem o tecido de gordura. O procedimento promove uma quebra dos triglicerídeos, aumenta a oxigenação local e melhora a circulação sanguínea na região. É indicado para graus leves a graves”, finaliza Ingrid.

Informações: Ingrid Peres, fisioterapeuta dermato-funcional e gerente científica da ONODERA Estética
Foto: Pixabay