A 40ª Noite da Beleza Negra aconteceu nesse final de semana, na Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu, em Salvador. Celebrando a cultura baiana e negra em uma grande festa cheia de representatividade, poesias e performances, o evento contou com shows de Daniela Mercury, Caetano Veloso e Gilberto Gil junto com a banda anfitriã, Band’Aiyê.
O espetáculo também recebeu A filha de Jimmy Cliff, a cantora e atriz Nabiyah Be que está presente no elenco do filme Pantera Negra. Ela participou da apresentação da canção “Ser Mulher”, escolhida para fazer uma homenagem a Roy, compositor e ex-vocalista da banda O Circulo que faleceu no último mês de janeiro.
A comemoração é uma das mais tradicionais de Salvador e o maior concurso de beleza e exaltação da Mulher negra no Brasil, onde elegem a Deusa do Ébano. “Ela tem a missão de levar ao público todo encanto e consciência que a mulher negra necessita para elevar sua auto-estima e censo crítico”, explicam eles.
Em 2019, a Noite da Beleza Negra homenageou os 40 anos do concurso, os 45 anos de Ilê Aiyê e os 10 anos sem Mãe Hilda, Yalorixá que deu o nome e inspirou a filosofia por trás do bloco, além de mãe dos fundadores e diretores do Ilê.
A Deusa eleita foi Daniele Nobre. Essa foi a oitava vez de Daniele na competição, sendo que nos anos de 2008, 2013 e 2016 ela ganhou como Princesa de Ilê Aiyê. No total foram 15 finalista concorrendo ao posto e para celebrar, até a primeira Deusa do Ébano (de 1976), Mirinha estava presente!
//www.instagram.com/p/Bt91JgElOsS/
//www.instagram.com/p/Bt_fg74lwjm/
//www.instagram.com/p/Bt_f8QXlsyF/